DOEF22 | VEA – VALOR ECONÔMICO AGREGADO

 Público Alvo

Diretores, gerentes, supervisores, analistas financeiros, e profissionais envolvidos com o desempenho e resultados econômicos da empresa.

 Metodologia de trabalho

Apresentação socrática expositiva e discussão de conceitos com resolução de exercícios e estudos de casos práticos de aplicação do VEA e MVA nas operações da empresa.

 Duração do Evento

16 horas em dois dias contínuos de 8 horas cada.

 Pré Requisito

Desejável conhecimento de contabilidade e estratégia empresarial.

 Objetivo do Treinamento

Abordar questões referentes aos diversos fatores influenciadores na criação de riqueza nas organizações com fins lucrativos.
Destacar a importância do uso do VEA como indicador de desempenho a partir da elaboração do fluxo de caixa e do lucro econômico.
Proporcionar aos gestores o entendimento quanto à necessidade de adicionar valor ao acionista, através de medidas de gestão estratégica.
Apresentar os fundamentos, conceitos e metodologia para a implantação do VEA como parte de uma iniciativa estratégica para a geração de riquezas.

 Nota: EVA® e MVA®são marcas registradas de Stern Stewart & CO. VEA e VMA são as siglas utilizadas pela Basso’s & Associados.

Conteúdo Programático

Módulo I: Valor Econômico da Empresa

  • Conceito de valor – várias ópticas em função das perspectivas
  • O processo empresarial de criação de valor
  • Propósitos empresariais
  • Visão sistêmica de uma empresa
  • Criação de valor – atividades produtivas e valor agregado
  • Atividades que adicionam valor e atividades que não adicionam valor
  • Indicadores financeiros de longo prazo na análise de valor
  • Plano de negócios e gerenciamento do valor da empresa
  • A contabilidade como banco de dados para análise e gerenciamento do valor

Módulo II: Avaliação de Desempenho e Investimento

  • Comparação dos dados financeiros
  • A necessidade de enxergar além dos índices
  • Demonstrações comparativas e em base comum
  • Variações absolutas e variações percentuais das demonstrações
  • Demonstrações em base comum
  • Análise dos índices na visão do acionista ordinário
  • Análise dos índices na visão do credor de curto prazo
  • Análise dos índices na visão do credor de longo prazo 

Módulo III: Introdução ao VEA e VMA

  • Conceito de custo de capital
  • Conceito de valor econômico agregado – VEA
  • Conceito de valor de mercado agregado – VMA
  • A identificação do valor agregado em processos empresariais
  • Mensuração do valor econômico agregado
  • A aplicação prática do VEA nas operações da empresa
  • Um modelo de aplicação do VEA e VMA nos orçamentos empresariais
  • As diferenças entre o VMA e o método de valor presente líquido

Módulo IV: Determinação do Valor Agregado

  • Cálculo do custo médio ponderado do capital – WACC
  • Modelo de precificação de ativos de capital – CAPM
  • Significado e estimativa do fator beta
  • Vantagens e limitações do WACC e CAPM
  • Cálculo do VEA e VMA
  • Árvore do valor econômico

Módulo V: Abordagem Gerencial do VEA

  • Estratégias financeiras e criação de valor
  • Principais ajustes contábeis
  • Os direcionadores de valor
  • Programa de remuneração dos administradores
  • As diversas métricas existentes

Módulo VI: Implantação do VEA na Empresa

  • Estruturação metodológica da implantação
  • Relacionamento com as partes interessadas
  • Divulgação e capacitação na abordagem VEA
  • Acompanhamento dos resultados da implantação