Curso Visão de Negócios e Empreendedorismo | DOEM10
Público Alvo
Metodologia
Duração
Pré Requisito
Objetivo do Treinamento
Destacar os principais aspectos dos novos desafios e paradigmas que a liderança estratégica vivencia e as mudanças organizacionais envolvendo capacidade de percepção e de reação.
Desenvolver a visão do líder estratégico sobre os negócios da empresa, aprimorando a sua habilidade gerencial para a tomada de decisão executiva que tem impacto direto no resultado da empresa.
Abordar os principais conceitos de marketing institucional e de produtos e seus reflexos na gestão dos negócios da empresa.
Sensibilizar os participantes sobre a importância e necessidade de se pensar estrategicamente e planejar operacionalmente.
Apontar as diferenças entre pensamento estratégico, planejamento operacional e planejamento de longo prazo.
Discutir a aplicação das principais ferramentas de planejamento estratégico, envolvendo revisitas na identidade organizacional e análises estratégicas da empresa.
Relacionar os conceitos de segmentação de mercado com unidades de negócio (UN) e com cadeia de valor de produtos e de processos, enfatizando o caminho da segmentação até a diversificação.
Apresentar elementos de contabilidade gerencial de modo a suportar o processo decisório da empresa quanto à viabilidade de fechamento e gerenciamento de negócios.
Ressaltar as diferenças e semelhanças da contabilidade financeira (rateio) com a contabilidade gerencial (sem rateios).
Conteúdo Programático
Módulo I: Mudanças e Paradigmas
- Principais tipos de mudanças
- As camadas de resistência à mudança
- Percepção e reação das mudanças
- Pioneiros de paradigmas
- Atuais paradigmas dos negócios
- Eficácia e eficiência
- Critérios de excelência
Módulo II: Marketing Empresarial
- Conceituando marketing
- Marketing institucional e de produto
- Marketing e segmentação de mercado
- Cadeia de valor de produtos e processos
- Da segmentação à diversificação
- Vantagens competitivas
Módulo III: Planejamento Estratégico
- Conceituando estratégia
- Pensamento estratégico versus planejamento operacional
- Formulação, implantação e implementação estratégica
- Principais elementos da identidade organizacional: propósito, condições necessárias, visão, valores, missão, princípios, negócio e políticas
- Principais elementos das análises estratégicas: estudos de cenários, análise temporal, teoria do negócio, força motriz, forças atuantes, matriz de produtos e mercados, matriz BCG e fatores críticos de sucesso
- Plano estratégico: diretrizes, objetivos, projetos, metas e planos de ação
- Visão do BSC – balanced score card.
Módulo IV: Contabilidade Gerencial
- Iniciando pela contabilidade fiscal
- Conceituando contabilidade gerencial
- Contabilidade gerencial versus contabilidade fiscal
- Constituição da empresa – propósito e condições necessárias
- Gerenciamento da empresa – foco na restrição
- Medição do desempenho da empresa – indicadores globais e operacionais
- Relatório da contabilidade gerencial
- Visão do ABC – activity based costing
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