Curso Visão de Negócios e Empreendedorismo | DOEM10

ico-publico-alvo Público Alvo

Profissionais de qualquer nível e departamento que fazem parte da liderança estratégica da empresa, mesmo que informalmente, desde os líderes de primeiro nível até os outros níveis de chefia abaixo das gerências, incluindo-se também todo profissional de carreira técnica e administrativa.

ico-metodologia Metodologia

Exposição dialogada dos conceitos, utilizando a abordagem socrática, com diversos exercícios em grupo em todos os módulos do curso. Após a realização de cada exercício haverá apresentação em plenário com devolutiva do apresentador. Atenção: curso essencialmente prático onde serão realizados mais de 15 exercícios.

ico-duracao Duração

24 horas.

ico-pre-requisito Pré Requisito

Não existe pré requisito para este treinamento.

Objetivo do Treinamento

Destacar os principais aspectos dos novos desafios e paradigmas que a liderança estratégica vivencia e as mudanças organizacionais envolvendo capacidade de percepção e de reação.
Desenvolver a visão do líder estratégico sobre os negócios da empresa, aprimorando a sua habilidade gerencial para a tomada de decisão executiva que tem impacto direto no resultado da empresa.
Abordar os principais conceitos de marketing institucional e de produtos e seus reflexos na gestão dos negócios da empresa.
Sensibilizar os participantes sobre a importância e necessidade de se pensar estrategicamente e planejar operacionalmente.
Apontar as diferenças entre pensamento estratégico, planejamento operacional e planejamento de longo prazo.
Discutir a aplicação das principais ferramentas de planejamento estratégico, envolvendo revisitas na identidade organizacional e análises estratégicas da empresa.
Relacionar os conceitos de segmentação de mercado com unidades de negócio (UN) e com cadeia de valor de produtos e de processos, enfatizando o caminho da segmentação até a diversificação.
Apresentar elementos de contabilidade gerencial de modo a suportar o processo decisório da empresa quanto à viabilidade de fechamento e gerenciamento de negócios.
Ressaltar as diferenças e semelhanças da contabilidade financeira (rateio) com a contabilidade gerencial (sem rateios).

Conteúdo Programático

Módulo I: Mudanças e Paradigmas

  • Principais tipos de mudanças
  • As camadas de resistência à mudança
  • Percepção e reação das mudanças
  • Pioneiros de paradigmas
  • Atuais paradigmas dos negócios
  • Eficácia e eficiência
  • Critérios de excelência

Módulo II: Marketing Empresarial

  • Conceituando marketing
  • Marketing institucional e de produto
  • Marketing e segmentação de mercado
  • Cadeia de valor de produtos e processos
  • Da segmentação à diversificação
  • Vantagens competitivas

Módulo III: Planejamento Estratégico

  • Conceituando estratégia
  • Pensamento estratégico versus planejamento operacional
  • Formulação, implantação e implementação estratégica
  • Principais elementos da identidade organizacional: propósito, condições necessárias, visão, valores, missão, princípios, negócio e políticas
  • Principais elementos das análises estratégicas: estudos de cenários, análise temporal, teoria do negócio, força motriz, forças atuantes, matriz de produtos e mercados, matriz BCG e fatores críticos de sucesso
  • Plano estratégico: diretrizes, objetivos, projetos, metas e planos de ação
  • Visão do BSC – balanced score card.

Módulo IV: Contabilidade Gerencial

  • Iniciando pela contabilidade fiscal
  • Conceituando contabilidade gerencial
  • Contabilidade gerencial versus contabilidade fiscal
  • Constituição da empresa – propósito e condições necessárias
  • Gerenciamento da empresa – foco na restrição
  • Medição do desempenho da empresa – indicadores globais e operacionais
  • Relatório da contabilidade gerencial
  • Visão do ABC – activity based costing

 

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