Curso MVA - Mapeamento do Valor Agregado | QPPE03

publico-alvo-azu Público Alvo

Todos os profissionais da empresa preocupados em melhorar os processos de prestação de serviços através das práticas do pensamento enxuto.

metodologia-azul Metodologia

Apresentação em forma socrática onde os participantes são levados a refletir sobre a importância do pensamento enxuto e vivência prática dos conceitos através de exercícios e diversos estudos de caso e aplicação prática.

duracao-azul Duração

16 horas.

pre-requisito-azul Pré Requisito

Não existe pré-requisito para este treinamento.

Objetivo do Treinamento

Apresentar a filosofia, fundamentos e conceitos do pensamento enxuto (PE) de modo sensibilizar os participantes para a importância da aplicação desta prática em toda a empresa, com foco em serviços.
Apresentar metodologia e ferramentas do pensamento enxuto de forma que possa ser aplicada para a eliminação de desperdícios e perdas em todas as etapas do processo de prestação de serviço.
Praticar a aplicação dos conceitos e ferramentas do pensamento enxuto em estudos de caso, simulações e situações da própria empresa.

Conteúdo Programático

Módulo I: Histórico e Conceituação

  • Ascensão e queda da produção em massa
  • Surgimento da produção enxuta
  • Modelo de produção Ford
  • Modelo de produção Toyota
  • Conceituação do pensamento enxuto 

Módulo II: Pensamento Enxuto

  • Princípio da especificação do valor
  • Princípio da identificação da cadeia de valor
  • Princípio do fluxo contínuo
  • Princípio da produção puxada
  • Princípio da busca da perfeição 

Módulo III: Realidade das Empresas

  • Como as empresas reagiram ao pensamento enxuto
  • Exemplos de aplicação de pensamento enxuto na indústria
  • Exemplos de aplicação de pensamento enxuto na prestação de serviço

Módulo IV: Serviço e Produto

  • Diferenciação entre produto e serviço
  • Identificação das necessidades na prestação de serviço
  • Avaliação da satisfação na prestação de serviço

Módulo VI: Agregação de Valor

  • Conceituação de agregação de valor
  • Agregação de valor no produto
  • Agregação de valor no serviço
  • Elementos de agregação de valor na prestação de serviço 

Módulo VII: Fluxo de Valor

  • Fluxo de valor no processo produtivo
  • Fluxo de valor no processo administrativo
  • Fluxo de valor no processo de gestão da empresa

Módulo VIII: Aplicação Prática

  • Prática do PE no processo administrativo
  • Prática do PE na prestação de serviço
  • Sumário da aplicação do pensamento enxuto 

Módulo IX: Modelo Toyota

  • As bases da cultura da Toyota
  • Primeiro P (philosophy) – filosofia de longo prazo
  • Segundo P (process) – eliminação de perdas
  • Terceiro P (people) – funcionários e parceiros
  • Quarto P (problem) – solução de problemas
  • Os 14 princípios administrativos do modelo Toyota
  • A aplicação dos 14 princípios na prestação de serviço

Módulo X: Implantação do PE

  • Decisão da empresa pelo PE na prestação de serviço
  • Estruturação da empresa para o PE na prestação de serviço
  • Mobilização da empresa para o PE na prestação de serviço
  • Capacitação da empresa para o PE na prestação de serviço
  • Aplicação do PE pela empresa na prestação de serviço
  • Gerenciamento do PE na empresa na prestação de serviço

 

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.