Treinamento Kaizen - Processo de Melhoria Contínua | QPQT10

publico-alvo-azu Público Alvo

Profissionais engajados no desenvolvimento da produtividade e melhoria da qualidade dos processos da organização, independentemente do nível hierárquico ou área de atuação.

metodologia-azul Metodologia

Profissionais engajados no desenvolvimento da produtividade e melhoria da qualidade dos processos da organização, independentemente do nível hierárquico ou área de atuação.

duracao-azul Duração

16 horas.

pre-requisito-azul Pré Requisito

Não existe pré-requisito para este treinamento.

Objetivo do Treinamento

Apresentar os fundamentos e conceitos de qualidade e produtividade e relacioná-los com as exigências e necessidades atuais das empresas e das pessoas.
Apresentar o histórico, fundamentos e conceitos de kaizen – processo de melhoria contínua e sua aplicação nas empresas como parte de um processo de melhoria de sistemas, processos e produtos.
Despertar em todos os funcionários a importância da empresa valorizar a prática de melhoria, ao invés de se preocupar unicamente com abordagens de inovação e invenção.
Apresentar os fundamentos, metodologia e ferramentas para a correta compreensão e implantação do Kaizen em situações do dia-a-dia da empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atividade.
Exercitar a prática do kaizen individualmente e em grupo em situações trazidas pelo apresentador bem como em situações reais da própria empresa.
Abordar aspectos relevantes da implantação do kaizen, tais como relacionamento humano, envolvimento da liderança e sua relação com o plano de sugestões e premiações.

Conteúdo Programático

Módulo I: Qualidade e Produtividade

  • Princípios da qualidade e seis sigma
  • Qualidade de sistemas, processos e produtos
  • Princípios da produtividade e lean manufacturing
  • Agregação de valor e eliminação de perdas 

Módulo II: Conceituação de Kaizen

  • A necessidade do aperfeiçoamento contínuo
  • A diferença entre melhoria contínua e inovação - evolução e revolução
  • Abordagem de atuação nos resultados versus abordagem de atuação nos processos
  • Kaizen - Uma nova maneira de se comportar: perceber, analisar, pensar e agir
  • Visão global - ótimo setorial x ótimo global
  • Comunicação e negociação

Módulo III: Premissas do Kaizen

  • Premissa 1: melhoramento contínuo
  • Premissa 2: valorização e uso do planejamento
  • Premissa 3: valorização da iniciativa e criatividade humana
  • Premissa 4: trabalho em equipe
  • Premissa 5: simplificação e eliminação de perdas
  • Premissa 6: solução de problemas

Módulo IV: Metodologia Kaizen

  • A metodologia sistematizada do kaizen
  • O passo a passo da metodologia

Módulo V: Ferramentas do Kaizen

  • Identificação de prioridades
  • Análise e solução de problemas
  • Técnicas de criatividade
  • Análise do valor
  • Análise de processos
  • Métodos de trabalho
  • Outras ferramentas

Módulo VI: Prática Kaizen

  • Apresentação de práticas kaizen em diversos tipos de empresa
  • Kaizen no atendimento ao cliente
  • Aplicação prática do kaizen em estudo de caso trazido pelo apresentador
  • Aplicação prática do kaizen em estudo de caso trazido pela empresa

Módulo VII: Implantação do Kaizen

  • O papel da liderança no processo de implantação e manutenção da filosofia
  • Os passos para a implantação e implementação do kaizen na empresa
  • Kaizen versus plano de sugestões e premiações
  • Como manter acesa a chama do kaizen 

 

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

 

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.