Treinamento ISO 26000 - Requisitos da Norma | CSRS07

publico-alvo-amarelo Público Alvo

Profissionais de todas as áreas da empresa envolvidos com os processos de gestão e responsabilidade social.

metodologia-amarelo Metodologia

Exposição e debate dos conceitos com auxílio de projeção multimídia e prática através de estudos de casos com análise e devolutiva pelo apresentador.

duracao-amarelho Duração

16 horas.

pre-requisito-amarelo Pré Requisito

Desejável conhecimento das abordagens da qualidade e gestão social.

Objetivo do Treinamento

Ressaltar a importância da prática de ações de responsabilidade social, dentro e fora da empresa, através de ações integradas com as estratégias da empresa.
Apresentar os requisitos e diretrizes da Norma ISO 26000, explorando os detalhes mais importantes de cada requisito, considerando-se a sua aplicação na empresa.
Estabelecer um paralelo da Norma ISO 26000 com a Norma SA 8000 e NBR 16000, orientando sobre as similaridades e diferenças entre as Normas.
Orientar sobre a implantação do sistema de gestão social e os passos para a obtenção e manutenção da certificação.

Conteúdo Programático

Módulo I: Responsabilidade Social

  • Atuação das partes interessadas
  • Conceituando responsabilidade social
  • Classes de responsabilidade social
  • Responsabilidade social empresarial
  • Responsabilidade social e as metas do milênio
  • As três dimensões da responsabilidade social
  • Os quatro verbos da responsabilidade social
  • Estrutura de projetos de responsabilidade social
  • Projetos de responsabilidade social
  • Atuação das organizações não governamentais - ONG
  • Normas de gestão social existentes
  • Normas de gestão social comparadas com as normas de gestão da qualidade 

Módulo II: Melhoria do Sistema

  • O trabalho por processo
  • A busca da excelência
  • Diferenças e similaridades entre melhoria e inovação
  • A identificação das oportunidades de melhoria
  • O papel do auditor na busca da melhoria contínua 

Módulo III: Introdução à ISO 26000

  • Termos e definições de responsabilidade social
  • Compreensão da responsabilidade social
  • Princípios da responsabilidade social
  • Envolvimento das partes interessadas na responsabilidade social 

Módulo IV: Diretrizes Centrais

  • Generalidades sobre diretrizes
  • Governança organizacional
  • Direitos humanos
  • Práticas laboriais
  • Meio ambiente
  • Práticas operacionais corretas
  • Questões de consumo
  • Envolvimento e desenvolvimento da comunidade

Módulo V: Diretrizes de Integração

  • Generalidades sobre diretrizes
  • Relacionamento da organização com a responsabilidade social
  • Compreensão da responsabilidade social na organização
  • Comunicação na responsabilidade social
  • Ganho de credibilidade com a responsabilidade social
  • Melhoria das práticas da organização para a responsabilidade social
  • Iniciativas voluntárias para a responsabilidade social

Módulo VI: Comparação das Normas

  • ISO 26000 versus SA 8000
  • ISO 26000 versus NBR 16000

Módulo VII: Processo de Implantação

  • A decisão sobre a preparação para a certificação
  • A definição do escopo de certificação
  • Passo a passo da implantação – processo de preparação e certificação
  • A certificação e a escolha do órgão certificador
  • Cuidados a serem tomados para a obtenção da certificação
  • Cuidados a serem tomados para a manutenção da certificação

 

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

 

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.