Treinamento Gestão Estratégica de Custos | DOEF17

ico-publico-alvo Público Alvo

Diretores, gerentes, chefias, analistas e técnicos de todas as áreas da empresa, principalmente aqueles envolvidos diretamente com sistemas de custeio.

ico-metodologia Metodologia

O curso será apresentado em forma socrática, onde será dada ênfase à parte prática incluindo-se exercícios individuais e em grupo, com apresentação de diversos exemplos reais de empresas. No final o participante criará um modelo conceitual de gestão estratégica de custos da sua empresa.

ico-duracao Duração

16 horas.

ico-pre-requisito Pré Requisito

Desejável conhecimento básico de estratégia, cadeia de valor e custeio baseado em atividades.

Objetivo do Treinamento

Alinhar os participantes em conceitos essenciais de contabilidade, estratégia, cadeia de valor e custos necessários para a melhor compreensão e aplicação da gestão estratégica de custos na empresa.
Apresentar o impacto dos três pilares da gestão estratégica de custos e como eles são aplicados em conjunto para dotar a empresa de um sistema efetivo de gestão estratégica de custos.
Aplicar os fundamentos, conceitos e metodologias de gestão estratégica de custos em situações trazidas pelo apresentador e também em estudo de caso da empresa do participante, quando aplicável.

Conteúdo Programático

Módulo I: Alinhamento Contábil

  • Visão geral da contabilidade fiscal
  • Visão geral da contabilidade gerencial

Módulo II: Gestão de Custos

  • Gestão estratégica de custos – definição e visão geral
  • Gestão estratégica de custos – três pilares chave
  • Pilar 1: análise da cadeia de valor
  • Pilar 2: análise de posicionamento estratégico
  • Pilar 3: análise de direcionadores de custo
  • Gestão convencional de custos – um modelo em extinção
  • Gestão estratégica de custos – um paradigma de mudança

Módulo III: Cadeia de Valor

  • Objetivos do pilar cadeia de valor
  • O conceito de cadeia de valor
  • Ligações da cadeia de valor
  • Análise dos diversos concorrentes
  • Cadeia de valor versus valor agregado
  • Ligações com fornecedores
  • Ligações com clientes
  • Ligações de processos
  • Metodologia da cadeia de valor
  • Estrutura e análise de custos no pilar cadeia de valor
  • Gestão estratégica de custos no pilar cadeia de valor 

Módulo IV: Posicionamento Estratégico

  • Objetivos do pilar posicionamento estratégico
  • O conceito de estratégia
  • Identidade organização da empresa e das unidades de negócio
  • A importância do processo de planejamento estratégico
  • Distribuição de capital e orçamento
  • Uso do orçamento na avaliação de desempenho
  • Sistema de remuneração de incentivo
  • Vantagem competitiva da empresa e das unidades de negócio
  • Análise de variação de lucro
  • Medidas financeiras de desempenho
  • Medidas não financeiras de desempenho
  • Estrutura e análise de custos no pilar posicionamento estratégico
  • Gestão estratégica de custos no pilar posicionamento estratégico

Módulo V: Direcionadores de Custo

  • Objetivos do pilar direcionadores de custo
  • Volume e custo
  • Estratégia e custo
  • Direcionadores de custo estruturais
  • Aritmética do custo estratégico
  • Uso da análise do direcionador de custos
  • Custeio baseado em atividades
  • ABC como ferramenta estratégica
  • Aplicação do ABC
  • Vantagens e desvantagens do ABC
  • Estrutura e análise de custos no pilar direcionadores de custo
  • Gestão estratégica de custos no pilar direcionadores de custo 

Módulo VI: Casos Especiais

  • Caso especial 1: direcionador de custos de execução – qualidade
  • Caso especial 2: impulsionador de custos estrutural – tecnologia

 

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