Curso Formação de Lideranças - Avançado | DHCL08

publico-alvo-verde Público Alvo

Profissionais em cargos de liderança que lidam com equipes de trabalho de auto desempenho e que precisam desenvolver, um ambiente de trabalho aberto, criativo e prazeiroso, mas também de auto desempenho.

metodologia-verde Metodologia

Exposição participativa, dinâmicas de grupo, exercícios de auto-avaliação, vivência de cenários de liderança e discussões entre os participantes, com devolutiva pelo apresentador.

duracao-verde Duração

16 horas.

pre-requisito-verde Pré Requisito

Conhecimentos sobre o curso Formação de Lideranças – Fundamental.

Objetivo do Treinamento

Fornecer ferramentas para a atuação das lideranças na solução de divergências, visando a administração eficaz de conflitos e relacionamentos positivos.
Conduzir as lideranças à maior percepção e adequação do estilo profissional frente aos diferentes níveis de maturidade da equipe.
Ressaltar o papel do líder e da liderança na condução da equipe e o impacto de sua atuação na geração de bons desempenhos e excelentes resultados.
Concentrar esforços no aprimoramento do capital intelectual proporcionando condições para o auto desenvolvimento dos membros da equipe.
Apresentar as principais características que tornam uma liderança eficaz, entendendo os diferentes estilos de liderança e suas contribuições.
Apresentar diversas práticas de liderança eficaz de modo a influenciar positivamente e direcionar o líder na busca da excelência no exercício da liderança.

Conteúdo Programático

Módulo I: Papel da Liderança

  • Do líder à liderança
  • Competências essenciais para o exercício da liderança
  • Perfis comportamentais do líder e da liderança
  • O líder no processo de liderança
  • Estilos de liderança – reflexão e prática
  • Os padrões de comportamento no processo de liderança
  • A situação como determinante no processo de liderança
  • A busca de desempenho e resultado
  • O papel da liderança no processo de condução de equipes

Módulo II: Maturidade da Equipe

  • A percepção e avaliação da maturidade da equipe
  • Mecanismos de tolerância e intolerância
  • Mecanismos de feedback individual e em equipe
  • Prática de feedback individual e na equipe
  • O perigo de tratar igual, pessoas desiguais
  • A necessidade de tratamento personalizado
  • O papel da liderança no desenvolvimento da maturidade da equipe

Módulo III: Relacionamento Interpessoal

  • As bases do relacionamento pessoal e interpessoal
  • Relacionamento profissional na empresa
  • A prática do relacionamento no fortalecimento de vínculos
  • A importância do bom relacionamento na busca de resultados
  • O papel da liderança no fortalecimento do relacionamento interpessoal da equipe

Módulo IV: Administração de Conflitos

  • Fatores que desencadeiam tensões no ambiente de trabalho
  • Conflito positivo versus conflito negativo
  • Estratégias para prevenção e solução de conflitos
  • Fatores que facilitam a aceitação da liderança por parte da equipe
  • O papel da liderança na administração positiva de conflitos 

Módulo V: Aprimoramento da Liderança

  • As bases de poder no processo de liderança
  • Liderança, envolvimento e delegação
  • Liderança situacional - como é exercida a liderança, quem a exerce, em que circunstâncias
  • Líderes e suas influências na formação da equipe
  • Relações entre líderes e liderados
  • Líder democrático versus Líder autocrático
  • Avaliação do estilo do líder no processo decisório
  • Reflexão e aconselhamento sobre o melhor estilo do líder diante de cada situação
  • O papel da liderança no auto aprimoramento da sua liderança 

Módulo VI: Prática da Liderança

  • Liderando pelo respeito sem subserviência
  • Liderando pela energização da equipe
  • Liderando pelo reconhecimento das questões emocionais
  • Liderando pela conquista da mente e coração dos liderados
  • Liderando pelo carisma, competência e espírito de justiça
  • Liderando pela prática da comunicação assertiva
  • Liderando pelo desenvolvimento da equipe
  • Liderando pelo fazendo acontecer
  • Liderando pela busca da alta performance da equipe
  • Liderando pela busca de melhores resultados
  • Liderando pelo reconhecimento e recompensa
  • Liderando pelo prazer de liderar
  • O papel da liderança na busca das boas práticas de liderança

 

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