Treinamento Construção de Cenários e Tendências de Mercado | DOEM14

ico-publico-alvo Público Alvo

Acionistas, presidentes, diretores, executivos, gerentes e demais funcionários de nível gerencial envolvidos na construção e análise de cenários e tendências de mercado.

ico-metodologia Metodologia

Curso apresentado de forma socrática, onde os participantes serão levados a refletir sobre o conteúdo apresentado, mas com extensa aplicação prática na situação problema da empresa. Para efeito de análises estatísticas, recomenda-se utilizar o software Minitab (os participantes deverão trazer notebook com a versão original ou demo instalada) e ou o Excel. Mesmo que a empresa não venha a utilizar este software, o mesmo contribuirá em muito para o aprendizado da análise estatística para efeitos de previsão.

ico-duracao Duração

24 horas.

ico-pre-requisito Pré Requisito

Desejável conhecimento de gestão de negócios.

Objetivo do Treinamento

Proporcionar alinhamento em estatística básica e análise estatística de tendências utilizando tanto os recursos do Minitab quanto do Excel.
Realizar análises estratégicas envolvendo algumas ferramentas direcionadas para a identificação de oportunidades de alavancagem de negócios.
Realizar análises de cenários utilizando o método projetivo ao invés do método prospectivo, de modo a ter realidades aderentes a realidade e não a superficialidade.
Realizar estudos de tendências de modo a permitir a criação de hipóteses para a geração de receitas e ganhos permitindo criar mapas de resultados futuros.
Realizar estudos para avaliar os riscos potenciais das hipóteses geradas, bem como a visualização de ações de prevenção e de contingência.

Conteúdo Programático

Módulo I: Análises Estatísticas

  • Alinhamento em estatística básica
  • Análise estatística de tendência no Minitab
  • Análise estatística de tendência no Excel

Módulo II: Alinhamento Estratégico

  • Fundamentação em estratégia
  • Análise SFSWOT
  • Matriz de produtos e mercados
  • Matriz BSG

Módulo III: Criação de Cenários

  • Conceituação de cenários estratégicos
  • Força de vendas e histórico de mercado
  • Construção de cenários projetivos

Módulo IV: Estimativa de Faturamento

  • Métodos estatísticos para fazer estimativas
  • Estimativas de receitas, perdas e ganhos
  • Alinhamento das estimativas com os cenários

Módulo V: Análise de Risco

  • Conceituação em análise de risco
  • Probabilização dos riscos das estimativas
  • Ações preventivas para evitar discrepâncias em estimativas
  • Ações contingentes para minimizar discrepâncias em estimativas

Módulo VI: Fontes de Pesquisa

  • Fontes de informação para coleta de dados
  • Triagem de dados e informações relevantes

 

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

 

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.