Curso - Manutenção Preventiva e Preditiva | QPMI03

publico-alvo-azu Público Alvo

Profissionais ligados às áreas de manutenção e operação.

metodologia-azul Metodologia

O curso será desenvolvido através da apresentação, discussão e debate sobre os conceitos, além de aplicação prática em exercícios trazidos pelo apresentador. Nas análises estatísticas usaremos o software Minitab. Recomendamos que os participantes tenham o software instalado na versão oficial ou demo.

duracao-azul Duração

16 horas em dois dias contínuos de 8 horas cada.

pre-requisito-azul Pré Requisito

Desejável conhecimento de manutenção e estatística.

Objetivo do Treinamento

  • Reforçar a importância da gestão da manutenção de forma balanceada, como estratégia de otimização dos ativos disponibilizados para a produção.
  • Apresentar fundamentos, conceitos e práticas sobre manutenção e seus sistemas, focando as práticas de manutenção preventiva e manutenção preditiva.
  • Fornecer informações para decidir sobre que tipo de manutenção adotar, considerando-se as particularidades de cada situação.’

Conteúdo Programático

Módulo I: Manutenção industrial

Neste módulo inicial faremos um alinhamento geral em manutenção industrial envolvendo: conceituação de manutenção, papéis e responsabilidades, modelos de gestão de ativos em manutenção, balanceamento de manutenção, eficiência global do equipamento, principais indicadores em manutenção e operação, organização do ambiente da manutenção, principais custos envolvidos no ambiente de manutenção e um panorama geral da manutenção nas empresas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e exemplos dos participantes.

Módulo II: TPM e RCM

Neste módulo faremos um alinhamento geral sobre a manutenção produtiva total com foco em manutenção autônoma e a manutenção centrada em confiabilidade com foco na árvore de decisão. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e exemplos dos participantes.

Módulo III: Planejamento de Manutenção

Neste módulo faremos um alinhamento geral sobre o planejamento, programação e controle da manutenção, considerando cadastro, registro, histórico, árvore lógica, práticas de inspeção do equipamento, equipamentos críticos, análise de prioridades em manutenção, políticas e práticas de gestão de sobressalentes, curva PF e questões de segurança nas práticas de manutenção. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e exemplos dos participantes.

Módulo IV: Análise de Falhas

Neste módulo faremos um alinhamento das principais análises estatísticas com o uso do Minitab e das análises racionais, que serão utilizadas nas práticas de manutenção preventiva e manutenção preditiva. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e exemplos dos participantes.

Módulo V: Manutenção Presentiva

Neste módulo abordaremos os fundamentos da manutenção preventiva em equipamentos produtivos, a definição da periodicidade da manutenção preventiva, a elaboração de procedimentos e instruções para a manutenção preventiva, a programação da manutenção preventiva, a necessidade de sobressalentes, a capacitação da equipe de manutenção, a prática e registros da manutenção preventiva, a análise do histórico da manutenção preventiva envolvendo a análise racional e estatística das falhas, a reavaliação da necessidade da manutenção preventiva e sua periodicidade e os aprendizados e resultados obtidos com a prática da manutenção preventiva. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e exemplos dos participantes.

Módulo VI: Manutenção Preditiva

Neste módulo abordaremos os fundamentos da manutenção preditiva em equipamentos produtivos, a identificação do momento da manutenção preditiva, a elaboração de procedimentos e instruções para a manutenção preditiva, a programação da manutenção preditiva, a necessidade de sobressalentes, a capacitação da equipe de manutenção, a prática e registros da manutenção preditiva, a análise do histórico da manutenção preditiva envolvendo a análise racional e estatística das falhas, a reavaliação da continuidade da manutenção preditiva e os aprendizados e resultados obtidos com a prática da manutenção preditiva. Também abordaremos a inspeção sensorial e instrumental e os tipos de monitoramento local e remoto, entre eles, análises de vibração, temperatura, ferrografia, termografia, ultrassom, boroscopia, entre outros. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e exemplos dos participantes.

 

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.