Curso - Análise de Falhas e Confiabilidade em Manutenção – Fundamental | QPMI01

publico-alvo-azu Público Alvo

Profissionais ligados às áreas de engenharia, operação, qualidade e manutenção.

metodologia-azul Metodologia

O curso será desenvolvido através da apresentação, discussão e debate sobre os conceitos, além de aplicação prática em exercícios e estudos de caso trazidos pelo apresentador e pelos participantes. Nos módulos VI e VII, todos os exercícios serão resolvidos com o auxílio do Minitab. 

duracao-azul Duração

40 horas em quatro dias contínuos de 8 horas cada.

pre-requisito-azul Pré Requisito

Desejável conhecimento básico de manutenção e estatística.

Objetivo do Treinamento

  • Rever alguns conceitos e práticas de manutenção, fazendo uma reflexão das vantagens e desvantagens no contesto dos negócios, envolvendo a gestão dos ativos.
  • Apresentar os conceitos fundamentais de confiabilidade e de manutenção centrada em confiabilidade (MCC) com os ganhos potenciais que serão obtidos através dela.
  • Apresentar a metodologia de aplicação da MCC, baseada nas Normas SAE JA 1101 e 1102, explorando cada uma das suas oito etapas.
  • Apresentar técnicas de análise de falhas de sistemas, tanto detectivas quanto preventivas, orientando e praticando a sua utilização na MCC.
  • Fazer alinhamento da estatística aplicada em análises de confiabilidade e das ferramentas de análise de confiabilidade no software Minitab, envolvendo os diversos tipos de distribuições aplicáveis.
  • Praticar a análise de falhas e confiabilidade em manutenção através de estudos de casos, trazidos pelo apresentador e ou pelos participantes, com o uso do software MINITAB.

Conteúdo Programático

Módulo I: Manutenção Industrial

Neste módulo inicial faremos um alinhamento geral em manutenção industrial envolvendo: gestão de ativos em manutenção, eficiência global do equipamento e principais indicadores em manutenção e operação.

Módulo II: Fundamentação da Confiabilidade

Neste módulo apresentaremos uma base de fundamentos para a análise da confiabilidade envolvendo: garantia e qualidade assegurada, alinhamento geral em confiabilidade, principais métricas em confiabilidade, confiabilidade nas distribuições Exponencial e de Weibull, confiabilidade de sistemas operativos, evolução da confiabilidade na manutenção e curva PF de falhas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo III: Gestão da Confiabilidade

Neste módulo apresentaremos a metodologia para a aplicação da manutenção centrada em confiabilidade envolvendo: Etapa: Seleção do Sistema, Etapa: Compreensão do Sistema, Etapa: Histórico de Falhas, Etapa: Descrição de Funções, Etapa: Análise Estatística, Etapa: Análise Racional, Etapa: Árvore de Decisão, Etapa: Plano de Manutenção, e confiabilidade relacionada a pessoas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo IV: Análise Funcional

Neste módulo desdobraremos a etapa de descrição de funções envolvendo: engenharia e análise do valor e descrição e análise da função. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo V: Análise de Falhas

Neste módulo desdobraremos, de acordo com a necessidade de aplicação, a etapa de análise racional para as análises de falhas detectivas e preventivas, envolvendo: Diagrama porquê-porquê – DPP, Diagrama indutivo de falhas – DIF, Matriz dedutiva de falhas – MDF, Árvore dedutiva de falhas – ADF, Análise do modo de falhas – MFMEA, Análise da árvore de falhas – FTA e no final apresentaremos, como exemplo, algumas situações de falhas mecânicas e elétricas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo VI: Análise Estatística

Neste módulo desdobraremos a etapa de análise estatística envolvendo as principais análises de dados: alinhamento estatístico básico, teste de normalidade, teste de outlier, identificação da distribuição estatística, distribuições contínuas e discretas, distribuições transformadas, principais distribuições de confiabilidade, análise de estabilidade do processo, análise de capabilidade do processo, análise de correlação e covariância, análise temporal em tendência, intervalo de confiança, teste de hipóteses, análise de variância, análise de regressão e testes não paramétricos. Usaremos o software Minitab para as análises estatísticas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo VII: Confiabilidade no Minitab

Neste módulo detalharemos a aplicação do Minitab em análises de confiabilidade envolvendo: análise de distribuição – censura à direita (gráfico de identificação da distribuição, gráfico de visão geral da distribuição, análise da distribuição paramétrica e análise da distribuição não paramétrica) e análise de distribuição – censura arbitrária (gráfico de identificação da distribuição, gráfico de visão geral da distribuição, análise da distribuição paramétrica e análise da distribuição não paramétrica). Usaremos o software Minitab para as análises estatísticas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo VIII: Estudos de Caso

Neste módulo, que ocorrerá a partir da apresentação da metodologia de aplicação do MCC, realizaremos um ou mais estudos de caso com situações reais dos participantes ou do apresentador (vai depender das informações existentes e do tempo disponível). Usaremos o software Minitab para as análises estatísticas.

Aprendizado de Treinamento

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como se relacionam os principais conceitos e modelos de manutenção e gestão de ativos, as possibilidades de balanceamento de manutenção e os principais indicadores aplicáveis à manutenção.
  • Como funciona a confiabilidade em manutenção e seus cálculos básicos tais como: TMEF (MTBF), TMPR (MTTR), taxa de falhas, disponibilidade, confiabilidade e mantenabilidade.
  • Como utilizar as distribuições Exponencial e de Weibull para a análise de falhas prematuras, falhas aleatórias durante a vida e falhas por desgaste, bem como explorar seus parâmetros.
  • Como trabalhar a confiabilidade de sistemas operativos envolvendo sistemas em série, paralelo, misto, redundância ativa e passiva e paralelo condicionado, e a relação com a FTA.
  • Como aplicar a metodologia da manutenção centrada em confiabilidade, baseada nas normas SAE JA 1011 e 1012, da seleção do sistema até o plano de manutenção, em situações reais da empresa.
  • Como explorar a análise funcional baseada na engenharia e análise do valor e a análise racional utilizando as diversas ferramentas de análise detectiva e preventiva.
  • Como explorar as diversas ferramentas de análise estatística para tratamento do histórico contínuo e categórico de falhas, de modo a se ter uma melhor compreensão da ocorrência das falhas.
  • Como realizar estudos de confiabilidade no software Minitab explorando as ferramentas de análise de distribuição com censura a direita e censura arbitrária.

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.