Curso Práticas de Desenho Mecânico e Metrologia em Manutenção | QPMI14

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Desenho Mecânico
Neste Módulo trabalharemos os conceitos e fundamentos de desenho técnico, vistas ortogonais (primeiro diedro – desenhos europeus e terceiro diedro – desenhos americanos), representação de cortes e vistas, title block (quadro de identificação) e informações complementares do desenho tais como material, testes, controles, montagens etc. Serão feitos exercícios para interpretação de desenhos em suas respectivas vistas com foco em desenhos utilizados pelos participantes no dia a dia da manutenção. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado. Nota: Antes do início do treinamento deverão se enviados desenhos para que o Consultor possa analisá-los com antecedência e usá-los durante o curso

Módulo II: Sistemas de Tolerância
Neste Módulo trabalharemos os conceitos e fundamentos do sistema de tolerâncias aplicados em desenhos mecânicos, envolvendo unidades de medida, normas, os quatro tipos de erro que uma peça pode apresentar e seus respectivos efeitos, as tolerâncias cartesianas (linear, angular, ajuste e arestas), geométricas (forma, orientação, localização, perfil e batimento) e rugosidade (Ra, Rz e Rt). Serão feitos exercícios para compreensão das tolerâncias aplicadas nos desenhos, principalmente dos desenhos utilizados pelos participantes no dia a dia da manutenção. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado. Nota: Serão utilizados os desenhos e catálogos dos fornecedores para explorar a aplicação das tolerâncias nos desenhos.

Módulo III: Sistema de Medição
Neste Módulo trabalharemos os conceitos e fundamentos do sistema de medição de grandezas mecânicas (comprimento e suas derivações – unidade base do sistema internacional), incerteza de medição dos instrumentos e avaliação do sistema de medição para atributos e variáveis, referentes às principais aplicações dos instrumentos utilizados pelos participantes no dia a dia da manutenção. Será utilizado o software Minitab para melhor compreensão da estatística aplicada ao sistema de medição e facilitar a compreensão do conteúdo. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado. Nota: Antes do início do treinamento deverão se enviados os relatórios (planilhas de medição) para que o Consultor possa analisá-los com antecedência e usá-los durante o curso.

DURAÇÃO DO EVENTO

48 horas divididos em três módulos de 16 horas cada.

PRÉ REQUISITO

Desejável conhecimentos básicos de manutenção, estatística, desenho e metrologia. O curso não partirá do zero.

Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.