Curso Engenharia de Processos, Métodos e Tempos | QPPM02

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Alinhamento Conceitual
Neste módulo faremos um alinhamento de algumas abordagens tais como qualidade e produtividade, engenharia de processos e métodos e economia de movimentos.

Módulo II: Gerenciamento Restritivo
Neste módulo faremos um alinhamento da teoria das restrições envolvendo o método tambor-pulmão-corda e a sincronização do trabalho e a sua relação no ambiente da engenharia de processos e métodos. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo III: Alinhamento Metodológico
Neste módulo faremos um alinhamento das principais ferramentas da cronoanálise, entre elas: estruturação do produto, avaliação do processo, avaliação do controle, movimentos ineficientes e decomposição do trabalho. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo IV: Representação do Trabalho
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e técnicas de representação do trabalho envolvendo o dimensionamento do trabalho do operador na máquina, a carga de utilização de máquinas e o gráfico multi-produto. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo V: Arranjo Físico
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e técnicas de arranjo físico envolvendo o ponto, plano, posto e área de trabalho, os fatores de movimentação no local do trabalho, os principais tipos de leiaute: posicional, linear, funcional e celular, a organização do leiaute de sistemas – processo produtivo e a escolha do melhor tipo de arranjo para o processo produtivo. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo VI: Medida do Trabalho
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e técnicas de medida do trabalho envolvendo o método da estimativa analítica, o método do tempo sintético, o método do tempo tabelado – MTM, a medida do trabalho em grupo, a medida do trabalho para atividades indiretas e a determinação do tempo padrão. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo VII: Amostragem do Trabalho
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e técnicas de amostragem do trabalho envolvendo a estatística de amostragem, a importância e aplicabilidade da amostragem, a amostragem piloto versus amostragem representativa, os passos do estudo de amostragem e a interpretação do estudo de amostragem. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo VIII: Manuseio de Materiais
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e técnicas de manuseio de materiais envolvendo o manuseio e movimentação de materiais, os principais fundamentos do manuseio de materiais, a influência do arranjo físico no manuseio de materiais, a utilização de embalagens no processo produtivo, os princípios de utilização de embalagens e o uso de recipientes no e entre os processos produtivos. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo IX: Balanceamento de Linha
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e técnicas de balanceamento de linha envolvendo a distribuição do trabalho em linhas, o método da eficiência, o método do controle de fluxo, o método da demanda de mercado e o método do takt time. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo X: Dimensionamento de Efetivos
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e técnicas de dimensionamento de efetivos no ambiente da produção envolvendo o dimensionamento da mão de obra - trabalho estacionário, o dimensionamento da mão-de-obra - trabalho em linha e o dimensionamento geral da mão-de-obra para indiretos, tais como controle, manuseio etc. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo XI: Fatores Humanos
Neste módulo apresentaremos os principais fundamentos e técnicas de fatores humanos envolvendo a engenharia de fatores humanos, os princípios de ergonomia aplicados ao posto de trabalho, algumas considerações no posto de trabalho e algumas considerações no ambiente de trabalho. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo XII: Projeto Real
Neste módulo realizaremos um projeto real de uma mini fábrica ou processo produtivo envolvendo a seleção de um projeto completo de engenharia de processos e métodos, a realização do projeto completo de engenharia de processos e métodos, a análise crítica do projeto de processos e métodos - sem investimento e a análise crítica do projeto de processos e métodos - com investimento.

DURAÇÃO DO EVENTO

40 horas em cinco dias contínuos de 8 horas.

PRÉ-REQUISITO

Obrigatório ter participado do curso de Cronoanálise e Cronometragem.