Curso RPS – Sistema de Ponto de Referência | QPTG05

publico-alvo-azu Público Alvo

Profissionais de todas as áreas da empresa que geram e ou utilizam desenhos mecânicos tais como engenharias de produto, engenharias de processo ou manufatura, engenharias da qualidade, controle da qualidade, metrologia, ferramentaria, compras técnicas, orçamentistas e comercial técnico.

metodologia-azul Metodologia

O curso será apresentado em power point e flip chart ou quadro branco, com exemplificação usando peças de metal, plástico e madeira, incluindo vários exercícios propostos pelo apresentador, bem como a análise de desenhos trazidos pelos participantes e compartilhados com o apresentador, mais suporte para tirar dúvidas de três meses após a conclusão do treinamento.

duracao-azul Duração

8 horas em um dia contínuo, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.

pre-requisito-azul Requisitos e Continuidade

Recomendamos seguir as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação apropriada em GD&T (Especialista em GD&T), veja as imagens abaixo:

Objetivo do Treinamento

Apresentar os conceitos fundamentais do sistema de referenciamento geométrico baseado na metodologia RPS - sistema ponto de referência, utilizado por algumas montadoras.
Relacionar o sistema ponto de referência com o sistema de referenciamento geométrico usados nas normas ASME e ISO sobre GD&T.
Praticar os conceitos fundamentais do sistema ponto de referência visando a aplicação, leitura e interpretação corretas dos desenhos marcados com esta metodologia.

Conteúdo Programático

Módulo I: Sistema de Toleranciamento Geométrico

  • Neste módulo faremos um breve alinhamento sobre os fundamentos e conceitos do sistema de toleranciamento geométrico, focando essencialmente a diferença com o ambiente sem e com GD&T.

Módulo II: Sistema de Referenciamento Geométrico

  • Neste módulo faremos um breve alinhamento sobre os fundamentos e conceitos do sistema de referenciamento geométrico global e local, focando essencialmente seus objetivos quanto a imobilização e estabilização, tanto para peças com características construtivas planas ou cilíndricas e rígidas ou não rígidas, bem como referenciais mensuráveis e não mensuráveis. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo III: Sistema Ponto de Referência

  • Neste módulo faremos um breve histórico do ambiente sem RPS, principalmente para desenhos de empresas europeias, com o foco nas alemãs, e apresentaremos os fundamentos, conceitos e metodologia para do RPS, servindo para referenciamento de componentes, conjuntos e produto acabado, automóvel, por exemplo, bem como as principais diferenças e semelhanças do RPS com GD&T e GPS. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo IV: Projeto de Produto com RPS

  • Neste módulo faremos a aplicação prática do RPS em um projeto automobilístico, partindo do zero, até se ter a carroceria dos principais conjuntos e peças referenciados, bem como faremos a tradução do RPS para o GD&T e vice versa.Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.