Curso Práticas de Merchandising no Ponto de Venda | DOVS06

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Compreensão de Marketing
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a compreensão de marketing envolvendo conceituação de marketing, os diversos tipos de marketing, realidades e tendências em marketing, marketing de varejo, marketing de exposição e promoção, construção e fortalecimento das marcas e merchandising – um braço do marketing. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo II: Comportamento do Consumidor
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes ao comportamento do consumidor envolvendo clientes fragmentados, ansiosos e exigentes, clientes produtores de conteúdo, a ótica do consumidor na compra, comportamento dos consumidores no interior da loja, influências sobre o consumidor, tráfego de destino versus impulso, compras premeditadas versus espontâneas, clientes que valorizam valor, clientes que valorizam ofertas e código de defesa do consumidor. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo III: Promoção e Merchandising
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a promoção de merchandising envolvendo conceitos de promoção e merchandising, o merchandising no contexto de marketing, evolução do merchandising, o merchandising e suas relações com as outras formas de comunicação persuasiva, comunicação eficaz no merchandising, princípios básicos do merchandising versus comercial, benefícios para o fornecedor, revendedor e consumidor e influência do merchandising sobre o consumidor. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo IV: Alavancagem de Vendas
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a alavancagem de vendas envolvendo estratégias de merchandising versus objetivos da empresa, disposição estratégica de cada seção e produto, exposição racional das marcas, produtos e variedades, rentabilização do espaço e do local, apresentação persuasiva dos produtos e limitações técnicas e de espaço na exposição. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo V: Distribuição das Seções
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a distribuição das seções envolvendo frequência de compras, complementaridade dos produtos, notoriedade das marcas, volume dos produtos, produtos de estímulo – novidades, perfumaria, acessórios, produtos de reflexão – móveis, eletrodomésticos, conservação dos produtos e produtos de primeira necessidade. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo VI: Exposição dos Produtos
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a exposição dos produtos envolvendo exposição em gôndolas, significado prático de “linear de solo”, níveis de exposição – olhos, mãos e solos, apresentação dos produtos – vertical, horizontal, paletes, topos, ilhas e métricas de acompanhamento. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo VII: Motivação na Loja
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a motivação na loja envolvendo ideias de como implantar promoções, bases da promoção na loja e animação da loja e da equipe. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo VIII: Gestão do Merchandising
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a gestão do merchandising envolvendo modelo de métricas de acompanhamento, rentabilidade de cada produto, volume de vendas, margem bruta de vendas, custos de armazenagem, satisfação do cliente e acompanhamento estratégico dos resultados. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

DURAÇÃO DO EVENTO

8 horas em um dia.

PRÉ-REQUISITO

Não existe pré-requisito para este treinamento.

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