Curso Pensamento e Planejamento Estratégico - Fundamental | DOEM04
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I: Gestão Organizacional
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a gestão organizacional envolvendo mudanças e paradigmas no negócio, capacidade de percepção e reação, camadas de resistência á mudança, lógica das mudanças racionais, elaboração do perfil da organização, construção do histórico da organização e inventário de vozes executivo. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.
Módulo II: Desempenho e Resultado
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a desempenho e resultado envolvendo foco em desempenho e resultado, bases da contabilidade fiscal, aplicação da contabilidade gerencial e análise do valor econômico. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.
Módulo III: Marketing Empresarial
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a marketing empresarial envolvendo conceitos e fundamentos de marketing, marketing no planejamento estratégico e avaliação dos tipos de marketing. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.
Módulo IV: Gestão Estratégica
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a gestão estratégica envolvendo conceitos e fundamentos de estratégia, pensamento e planejamento estratégico, avaliação da dominância estratégica, formulação e implantação da estratégia e metodologia para gestão estratégica. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.
Módulo V: Fundamentos de Excelência
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes aos fundamentos da excelência envolvendo fundamentos do modelo de gestão – PNQ, sistema de avaliação dos fundamentos e identificação das práticas de gestão com foco nas estratégias. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.
Módulo VI: Identidade Organizacional
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a identidade organizacional envolvendo estrutura básica da identidade, elaboração da Visão organizacional, identificação dos pilares da visão, princípios e valores organizacionais, análise crítica dos valores, identificação do negócio da empresa, elaboração da missão do negócio, elaboração da filosofia empresarial, definição do propósito da organização, identificação das condições necessárias e elaboração das políticas organizacionais. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.
Módulo VII: Partes Interessadas
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a partes interessadas envolvendo conceituação de partes interessadas, identificação das partes interessadas, requisitos das partes interessadas e avaliação dos requisitos identificados. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.
Módulo VIII: Estudos de Cenários
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a estudos de cenários envolvendo conceituação de cenários organizacionais, identificação dos cenários para análise, cenários prospectivos e cenários projetivos, identificação dos elementos dos cenários, construção dos cenários selecionados, análise crítica dos cenários, elaboração de mapas mentais e análise crítica de cenários. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.
Módulo IX: Análise SFSWOT
Neste módulo apresentaremos os principais elementos referentes a análise SFSWOT envolvendo conceituação de análise SFSWOT, elaboração da análise SF – passado, análise crítica do SF, elaboração da análise SW – presente, análise crítica do SW, elaboração da análise OT – futuro, análise crítica do OT, análise matricial SW versus SF, análise matricial SW versus OT e identificação dos elementos críticos. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.
DURAÇÃO DO EVENTO
24 horas em três dias contínuos de 8 horas.
PRÉ- REQUISITO
Não existe pré-requisito para este treinamento.
Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.
Tenho interesse
Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.