Curso MFMEA - Aplicação em Maquinário | QPQT36

publico-alvo-azu Público Alvo

Gerentes, supervisores, engenheiros e técnicos das áreas de manufatura e manutenção e quaisquer outros profissionais que tenham uma participação no processo produtivo e ou no seu desenvolvimento.

metodologia-azul Metodologia

Apresentação e discussão dos conceitos através da utilização da abordagem socrática e prática através de exercícios e estudo de caso em grupo. Prática da metodologia MFMEA em caso trazidos pelo apresentador ou sugerido pela empresa. Para melhor aproveitamento do treinamento recomenda-se utilizar um caso real da própria empresa.

duracao-azul Duração

16 horas em dois dias contínuos de 8 horas.

pre-requisito-azul Pré Requisito

Não existe pré-requisito para este treinamento.

Objetivo do Treinamento

Despertar os participantes quanto à necessidade de se atuar preventivamente nos ferramentais e equipamentos utilizados no processo produtivo, atuando na identificação e prevenção de falhas potenciais que podem ocorrer em função do recurso utilizado.

Apresentar os conceitos, fundamentos e da metodologia da MFMEA na versão atual, focando todos os detalhes da aplicação em maquinários de modo a tornar o mesmo robusto quanto a ocorrência de falhas em toda a cadeia produtiva.

Proporcionar aos participantes a oportunidade de aplicação prática da metodologia MFMEA em um estudo de caso trazido pelo apresentador ou sugerido pela empresa, orientando-os sobre como aplicar corretamente o conteúdo normativo apresentado.

Conteúdo Programático

Módulo I: Alinhamento Geral

  • Neste módulo abordaremos as questões da qualidade relacionadas à prevençao de falhas, qualidade garantida versus qualidade assegurada, as estatísticas, as consequências os custos das falhas, a engenharia baseada na segurança de sistemas e o método científico aplicado ao processo de raciocínio da identificação e prevenção da falha.

Módulo II: Fundamentação da FMEA

  • Neste módulo abordaremos todos os conceitos e fundamentos, da metodologia da FMEA relacionada a maquinário, bem como estabelecendo as relaçoes entre DFMEA e PFMEA.

Módulo III: Aplicação da MFMEA

  • Neste módulo abordaremos todos os detalhes aplicativos e suplementares da MFMEA aplicada a equipamentos envolvendo ferramentais e dispositivos, em cada um dos seus passos da metodologia explorando a aplicação das tabelas de Severidade, Ocorrência e Detecção, bem como a forma de se estabelecer a ação prioritária. Todo este módulo será trabalhado utilizando-se um estudo de caso do apresentador ou da empresa cliente.

Módulo IV: Implantação da MFMEA

  • Neste módulo abordaremos os principais detalhes de implantação (aplicação) e implementação (manutenção) da MFMEA, considerando-se o formato, as responsabilidades, as partes interessadas, as revisões, o acompanhamento das ações, as relações da MFMEA com as outras FMEA e outros detalhes essenciais ao sucesso da aplicação da técnica de modo a tornar o equipamento robusto contra as falhas potenciais com impacto no processo e no produto.