Curso GPS – Fundamentos da Norma ISO | QPED04

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Histórico, Conceituação e Aplicação
Neste módulo faremos uma breve introdução à GPS abordando as diferenças do sistema cartesiano com o sistema geométrico, os quatro tipos de erros, os três tipos de aparência e as três estratégias de desenvolvimento de produto, dimensionamento funcional, engenharia dimensional e algumas premissas de projeto de produto relacionados a aplicação de GPS, algumas conceituações de desenho e dimensões e retrospectiva histórica de GPS.

Módulo II: Principais Definições da Norma
Neste módulo entraremos a fundo em GPS definindo os seguintes termos: elementos e suas oito subdivisões para aplicação, referencial, elemento referencial e elemento referencial simulado, matching e mating, os diversos tipos de dimensão, os diversos tipos de tolerâncias, os diversos tipos de tamanho, envelope estático e dinâmico e comparação dos sistemas de tolerância.

Módulo III: Matriz Modelo do GPS
Neste módulo apresentaremos a Matriz do GPS (Matrix Model) com a sua estrutura e uma visão geral das normas que compõem o DGPSV – Dimensional and Geometrical Product Specifications and Verifications.

Módulo IV: Simbologias, Características e Modificadores
Neste módulo apresentaremos as simbologias utilizadas em GPS, as características geométricas, os modificadores e suas aplicações e o quadro de controle de elemento. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo V: Principais Normas Aplicadas
Neste módulo apresentaremos as duas normas principais (ASME Y14.5 e ISO 1101) e suas normas complementares relativas a erros de tamanho, forma, orientação e localização. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VI: Aplicação das Condições de Material
Neste módulo apresentaremos os fundamentos das condições de material MMS, MMR, MMVC, LMS, LMR, LMVC, RFS, RPR, junto com as condições virtuais pertinentes, a aplicação e influência destas condições no projeto e no controle do produto e a forma correta e didática de ler e interpretar todas estas condições no quadro de controle do elemento. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VII: Principais Regras de Aplicação
Neste módulo apresentaremos as regras fundamentais da norma, os princípios de toleranciamento, limites de tamanho, condição de material, controle simultâneo e aplicações especiais de GPS para diversos elementos de máquina. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado. 

Módulo VIII: Referenciamento Geométrico da Peça
Neste módulo apresentaremos os fundamentos para o estabelecimento de referenciais de um produto quanto a imobilização e estabilização da peça em seus seis graus de liberdade, referenciamento global e referenciamento local, condições de restringimento e controle em condição livre, metodologia de quatro passos para aplicar e avaliar referenciamentos, os efeitos dos referenciamentos nos elementos controlados e elementos referenciados, qualificação do elemento referencial, as dez regras principais para o referenciamento de uma peça, algumas situações de referenciamento de peças rígidas e não rígidas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

DURAÇÃO DO EVENTO

24 horas em três dias contínuos de 8 horas cada.

REQUISITOS E CONTINUIDADE

Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).

APRENDIZADO NO TREINAMENTO

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como GPS contribui para o aumento do valor das tolerâncias, com consequente redução de custos do produto, considerando-se os erros e as aparências da peça.
  • Como utilizar as principais definições, regras, simbologias e modificadores, de modo que se façam aplicações adequadas no produto e interpretações corretas do desenho.
  • Como elaborar um plano de controle conceitual para a marcação de GPS, considerando o respeito às hierarquias e a influência na aceitação ou rejeição da peça.
  • Como utilizar a Norma ISO com as normas complementares e a relação destas com outras normas utilizadas no sistema de dimensionamento e toleranciamento geométrico.
  • Como aplicar e interpretar as condições de material, envolvendo tolerâncias dimensionais e geométricas, considerando-se as questões de montagem, proteção e centralização.
  • Como referenciar uma peça, considerando-se a imobilização e a estabilização da mesma, na posição de aplicação, seja para elementos mensuráveis ou não mensuráveis.
  • Como interpretar e fazer a leitura detalhada do quadro de controle do elemento, considerando as características, as tolerâncias, os referenciais e as condições de material.
  • Como interpretar e aplicar nos desenhos e nos controles as três regras principais relacionadas a limite de tamanho, condição de material e controle simultâneo.

TRILHA DE FORMAÇÃO