Curso GD&T – Tolerance Stack Fundamental | QPTG06

publico-alvo-azu Público Alvo

O curso será apresentado em power point e flip chart ou quadro branco, com exemplificação usando peças de metal, plástico e madeira, incluindo vários exercícios propostos pelo apresentador, bem como a análise de desenhos trazidos pelos participantes e compartilhados com o apresentador, mais suporte para tirar dúvidas de três meses após a conclusão do treinamento. Necessário o uso de computador para o segundo e terceiros dias do curso, onde usaremos planilhas em excel, fornecida pelo apresentador.

metodologia-azul Metodologia

O curso será apresentado em power point e flip chart ou quadro branco, com exemplificação usando peças de metal, plástico e madeira, incluindo vários exercícios propostos pelo apresentador, bem como a análise de desenhos trazidos pelos participantes e compartilhados com o apresentador, mais suporte para tirar dúvidas de três meses após a conclusão do treinamento.

duracao-azul Duração

24 horas em três dias contínuos de 8 horas cada, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.

pre-requisito-azul Requisitos e Continuidade

Recomendamos seguir as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação apropriada em GD&T (Especialista em GD&T), veja as imagens abaixo:

Objetivo do Treinamento

Alinhar conceitos e fundamentos aplicáveis ao desenvolvimento de produtos de modo a contribuir para a especificação de tolerâncias dimensionais e geométricas.
Apresentar os conceitos e fundamentos avançados de condição de material com ênfase em limites interno e externo e condição virtual e resultante.
Apresentar fundamentos e conceitos sobre cálculo e impacto das tolerâncias dimensionais e geométricas no resultado final esperado do desempenho do produto.
Apresentar metodologia para aplicação de tolerance stack, desde peças individuais simples quanto em conjuntos de média complexidade.

Conteúdo Programático

Módulo I: Reflexões sobre Desenvolvimento de Produto

  • Neste módulo apresentaremos a arquitetura de desenvolvimento para tolerâncias, o propósito das e a razão para suas especificações, os princípios fundamentais de toleranciamento, as principais fontes de variação das peças e o impacto das tolerâncias no ciclo do produto, o processo de toleranciamento do produto, a compreensão das entradas e saídas deste processo, a estrutura de montagem do produto (árvore do produto), o plano de aparência do produto, o plano técnico do produto e a ETD – especificação técnica dimensional.

Módulo II: Referências à Tolerâncias Normalizadas

  • Neste módulo apresentaremos algumas normas de valores de tolerâncias dimensionais e geométricas para serem usadas em alguns tipos de produtos, materiais e processos.

Módulo III: Introdução ao Tolerance Stack

  • Neste módulo apresentaremos os objetivos da análise do tolerance stack, os resultados dos cálculos do tolerance stack, a importância da análise do tolerance stack, os tipos de tolerance stack, os principais métodos de toleranciamento e exemplos de estudos de tolerance stack.

Módulo IV: Aprofundamento em Condição de Material

  • Neste módulo nos aprofundaremos nos cálculos da condição máxima de material (M) - MMC/MMB, da condição mínima de material (L) - LMC/LMB, da condição independente do tamanho do elemento (S) - RFS/RMB, da condição virtual (CV), da condição resultante (CR), dos limites internos e externos (LI-LE), na representação gráfica da CV, CR, LI e LE, no cálculo dos limites e das condições de material, na concepção dimensional e geométrica do produto, nas principais aplicações das condições de material e na comparação das diversas condições de material. Nota: Se for usada a norma ISO, mudam-se as legendas, mas os fundamentos permanecem, conforme visto em cursos anteriores. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo V: Metodologia do Tolerance Stack

  • Neste módulo abordaremos as Necessidades de metodologia específica para análises de dimensionamento funcional, os passos da metodologia baseada no método científico, os oito passos desta metodologia e o formulário simplificado para estudo das tolerâncias envolvendo o método do limit stack e o método da tolerância estatística. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VI: Cálculos de Localização e Relação

  • Neste módulo abordaremos as fórmulas de posição real conforme norma ASME, para situações de montagens para prendedores fixos e prendedores móveis. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.