Curso GD&T – Tolerance Stack - Fundamental | QPED08

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Reflexões sobre Desenvolvimento de Produto
Neste módulo apresentaremos a arquitetura de desenvolvimento para tolerâncias, o propósito das e a razão para suas especificações, os princípios fundamentais de toleranciamento, as principais fontes de variação das peças e o impacto das tolerâncias no ciclo do produto, o processo de toleranciamento do produto, a compreensão das entradas e saídas deste processo, a estrutura de montagem do produto (árvore do produto), o plano de aparência do produto, o plano técnico do produto e a ETD – especificação técnica dimensional.

Módulo II: Referências à Tolerâncias Normalizadas
Neste módulo apresentaremos algumas normas de valores de tolerâncias dimensionais e geométricas para serem usadas em alguns tipos de produtos, materiais e processos. 

Módulo III: Introdução ao Tolerance Stack
Neste módulo apresentaremos os objetivos da análise do tolerance stack, os resultados dos cálculos do tolerance stack, a importância da análise do tolerance stack, os tipos de tolerance stack, os principais métodos de toleranciamento e exemplos de estudos de tolerance stack

Módulo IV: Aprofundamento em Condição de Material
Neste módulo nos aprofundaremos nos cálculos da condição máxima de material (M) - MMC/MMB, da condição mínima de material (L) - LMC/LMB, da condição independente do tamanho do elemento (S) - RFS/RMB, da condição virtual (CV), da condição resultante (CR), dos limites internos e externos (LI-LE), na representação gráfica da CV, CR, LI e LE, no cálculo dos limites e das condições de material, na concepção dimensional e geométrica do produto, nas principais aplicações das condições de material e na comparação das diversas condições de material. Nota: Se for usada a norma ISO, mudam-se as legendas, mas os fundamentos permanecem, conforme visto em cursos anteriores. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo V: Metodologia do Tolerance Stack
Neste módulo abordaremos as Necessidades de metodologia específica para análises de dimensionamento funcional, os passos da metodologia baseada no método científico, os oito passos desta metodologia e o formulário simplificado para estudo das tolerâncias envolvendo o método do limit stack e o método da tolerância estatística. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VI: Cálculos de Localização e Relação
Neste módulo abordaremos as fórmulas de posição real conforme norma ASME, para situações de montagens para prendedores fixos e prendedores móveis. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

DURAÇÃO DO EVENTO

24 horas em três dias contínuos de 8 horas cada, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.

REQUISITOS E CONTINUIDADE

Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).

APRENDIZADO NO TREINAMENTO

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como é processada, na engenharia de produtos, a prática de engenharia dimensional, responsável pela definição das tolerâncias dimensionais e geométricas nos desenhos.
  • Como definir os objetivos dimensionais (ETD – Especificação Técnica Dimensional) considerando-se casos particulares de critérios (criteria) e melhores práticas (best practices).
  • Como melhor explorar os fundamentos e aplicações práticas da condição de material, para auxiliar no dimensionamento funcional do produto, focando o alcance dos objetivos.
  • Como utilizar os fundamentos matemáticos e a ilustração gráfica da condição virtual e da condição resultante para os estudos de dimensionamento funcional.
  • Como é realizado um estudo de dimensionamento funcional, usando a metodologia de oito passos baseada no método científico, para as diversas configurações de dimensionamento.
  • Como construir as cadeias de tolerâncias considerando-se as marcações feitas nos desenhos, para peças de baixa complexidade a peças de média complexidade.
  • Como definir as tolerâncias dimensionais e geométricas do produto, conforme as marcações feitas de GD&T, de modo a atender a ETD – Especificação Técnica Dimensional.
  • Como identificar as características críticas dimensionais a partir do dimensionamento funcional, classificando-as por ordem de importância para os objetivos dimensionais.

TRILHA DE FORMAÇÃO

Próxima Turma

15/07/2024

De: 15/07/2024

Até: 19/07/2024

Horário: 08:30 às 17:30

Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Realizar inscrição

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

Nota: Evento sujeito a alteração de data devido ao número mínimo de inscritos para sua realização.