Curso GD&T – Tolerance Stack - Fundamental | QPED08
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I: Reflexões sobre Desenvolvimento de Produto
Neste módulo apresentaremos a arquitetura de desenvolvimento para tolerâncias, o propósito das e a razão para suas especificações, os princípios fundamentais de toleranciamento, as principais fontes de variação das peças e o impacto das tolerâncias no ciclo do produto, o processo de toleranciamento do produto, a compreensão das entradas e saídas deste processo, a estrutura de montagem do produto (árvore do produto), o plano de aparência do produto, o plano técnico do produto e a ETD – especificação técnica dimensional.
Módulo II: Referências à Tolerâncias Normalizadas
Neste módulo apresentaremos algumas normas de valores de tolerâncias dimensionais e geométricas para serem usadas em alguns tipos de produtos, materiais e processos.
Módulo III: Introdução ao Tolerance Stack
Neste módulo apresentaremos os objetivos da análise do tolerance stack, os resultados dos cálculos do tolerance stack, a importância da análise do tolerance stack, os tipos de tolerance stack, os principais métodos de toleranciamento e exemplos de estudos de tolerance stack.
Módulo IV: Aprofundamento em Condição de Material
Neste módulo nos aprofundaremos nos cálculos da condição máxima de material (M) - MMC/MMB, da condição mínima de material (L) - LMC/LMB, da condição independente do tamanho do elemento (S) - RFS/RMB, da condição virtual (CV), da condição resultante (CR), dos limites internos e externos (LI-LE), na representação gráfica da CV, CR, LI e LE, no cálculo dos limites e das condições de material, na concepção dimensional e geométrica do produto, nas principais aplicações das condições de material e na comparação das diversas condições de material. Nota: Se for usada a norma ISO, mudam-se as legendas, mas os fundamentos permanecem, conforme visto em cursos anteriores. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.
Módulo V: Metodologia do Tolerance Stack
Neste módulo abordaremos as Necessidades de metodologia específica para análises de dimensionamento funcional, os passos da metodologia baseada no método científico, os oito passos desta metodologia e o formulário simplificado para estudo das tolerâncias envolvendo o método do limit stack e o método da tolerância estatística. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.
Módulo VI: Cálculos de Localização e Relação
Neste módulo abordaremos as fórmulas de posição real conforme norma ASME, para situações de montagens para prendedores fixos e prendedores móveis. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.
DURAÇÃO DO EVENTO
24 horas em três dias contínuos de 8 horas cada, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.
REQUISITOS E CONTINUIDADE
Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).
APRENDIZADO NO TREINAMENTO
No final deste treinamento, o participante terá aprendido:
- Como é processada, na engenharia de produtos, a prática de engenharia dimensional, responsável pela definição das tolerâncias dimensionais e geométricas nos desenhos.
- Como definir os objetivos dimensionais (ETD – Especificação Técnica Dimensional) considerando-se casos particulares de critérios (criteria) e melhores práticas (best practices).
- Como melhor explorar os fundamentos e aplicações práticas da condição de material, para auxiliar no dimensionamento funcional do produto, focando o alcance dos objetivos.
- Como utilizar os fundamentos matemáticos e a ilustração gráfica da condição virtual e da condição resultante para os estudos de dimensionamento funcional.
- Como é realizado um estudo de dimensionamento funcional, usando a metodologia de oito passos baseada no método científico, para as diversas configurações de dimensionamento.
- Como construir as cadeias de tolerâncias considerando-se as marcações feitas nos desenhos, para peças de baixa complexidade a peças de média complexidade.
- Como definir as tolerâncias dimensionais e geométricas do produto, conforme as marcações feitas de GD&T, de modo a atender a ETD – Especificação Técnica Dimensional.
- Como identificar as características críticas dimensionais a partir do dimensionamento funcional, classificando-as por ordem de importância para os objetivos dimensionais.
TRILHA DE FORMAÇÃO
Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.
Tenho interesse
Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.