Curso GD&T – Tolerance Stack Avançado | QPTG07

publico-alvo-azu Público Alvo

Profissionais de todas as áreas da empresa que geram e ou utilizam desenhos mecânicos tais como engenharias de produto, engenharias de processo ou manufatura, engenharias da qualidade, controle da qualidade, metrologia, ferramentaria, compras técnicas, orçamentistas e comercial técnico.

metodologia-azul Metodologia

O curso será apresentado em power point e flip chart ou quadro branco, com exemplificação usando peças de metal, plástico e madeira, incluindo vários exercícios propostos pelo apresentador, bem como a análise de desenhos trazidos pelos participantes e compartilhados com o apresentador, mais suporte para tirar dúvidas de três meses após a conclusão do treinamento. Necessário o uso de computador para o os três dias do curso, onde usaremos planilhas em excel, fornecida pelo apresentador e o software Minitab (quem não tiver a licença oficial poderá usar a versão demo, que deve ser instalada antes do início do curso).

duracao-azul Duração

24 horas em três dias contínuos de 8 horas cada, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.

pre-requisito-azul Requisitos e Continuidade

Recomendamos seguir as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação apropriada em GD&T (Especialista em GD&T), veja as imagens abaixo:

Objetivo do Treinamento

Rever as principais técnicas estatísticas utilizadas na definição das tolerâncias dimensionais e geométricas e o seu uso em aplicações lineares e não lineares de componentes e conjuntos.
Apresentar conceitos avançados sobre cálculo e impacto de tolerâncias dimensionais e geométricas através da avaliação conjunta, considerando-se também a capabilidade do processo utilizado.
Apresentar metodologia completa para aplicação de tolerance stack, envolvendo os diversos métodos de toleranciamento, para peças de média e alta complexidade.
Apresentar os principais conceitos e práticas envolvendo a simulação no projeto de tolerâncias (DVA - Dimensional Variation Analysis) e os benefícios decorrentes da sua utilização.

Conteúdo Programático

Módulo I: Estatística Aplicada a Tolerâncias

  • Neste módulo faremos uma breve revisão dos fundamentos da estatística aplicada ao estudo de tolerâncias, incluindo a distribuição normal e outras distribuições aplicada a tolerâncias, a análise de variância, mais algumas estatísticas voltadas ao estudo das tolerâncias existentes no software Minitab e a análise da função perda em tolerâncias. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo II: Capabilidade do Processo em Tolerâncias

  • Neste módulo faremos uma breve revisão dos fundamentos das variações, estabilidade e capabilidade do processo, a avaliação da capabilidade do processo, os índices de capabilidade do processo, as relações entre os índices de capabilidade e a aplicação capabilidade do processo no projeto de tolerâncias. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo III: Aprofundamento nos Métodos de Toleranciamento

  • Neste módulo aprofundaremos nos métodos de toleranciamento: método da tolerância linear - limit stack, método da tolerância estatística – RSS, método da tolerância de processo, junto com a aplicação da estatística aplicada e apresentaremos e utilizaremos um formulário completo para estudo das tolerâncias. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo IV: Aplicação de Simuladores de Tolerâncias

  • Neste módulo apresentaremos a teoria de simulação, destacando seus fundamentos, importância e aplicação, a simulação de Monte Carlo, a análise crítica de tolerâncias, a otimização no uso de tolerâncias e a citação de alguns softwares que fazem estudos de tolerâncias. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo V: Casos Complementares de Aplicação

  • Neste módulo aprofundaremos a aplicação da análise de tolerâncias para cada tipo de tolerâncias: forma, orientação, localização, perfil e batimento. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado. Espera-se ter aplicação em um estudo real dos participantes.

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.