Curso GD&T - Tolerance Stack - Avançado | QPED09

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Estatística Aplicada a Tolerâncias
Neste módulo faremos uma breve revisão dos fundamentos da estatística aplicada ao estudo de tolerâncias, incluindo a distribuição normal e outras distribuições aplicada a tolerâncias, a análise de variância, mais algumas estatísticas voltadas ao estudo das tolerâncias existentes no software Minitab e a análise da função perda em tolerâncias. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo II: Capabilidade do Processo em Tolerâncias
Neste módulo faremos uma breve revisão dos fundamentos das variações, estabilidade e capabilidade do processo, a avaliação da capabilidade do processo, os índices de capabilidade do processo, as relações entre os índices de capabilidade e a aplicação capabilidade do processo no projeto de tolerâncias. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo III: Aprofundamento nas Formas de Cálculo
Neste módulo aprofundaremos a forma de cálculo das tolerâncias na cadeia. No curso anterior trabalhamos com a combinação das tolerâncias de tamanho com as tolerâncias geométricas. Neste curso adicionarmos a forma de calcular as tolerâncias de forma individual de modo que a mesma seja mais realista para estudos de capabilidade. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo IV: Aprofundamento nos Métodos de Toleranciamento
Neste módulo aprofundaremos nos métodos de toleranciamento:  método da tolerância linear - limit stack, método da tolerância estatística – RSS, método da tolerância de processo, junto com a aplicação da estatística aplicada e apresentaremos e utilizaremos um formulário completo para estudo das tolerâncias. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo V: Aplicação de Simuladores de Tolerâncias
Neste módulo apresentaremos a teoria de simulação, destacando seus fundamentos, importância e aplicação, a simulação de Monte Carlo, a análise crítica de tolerâncias, a otimização no uso de tolerâncias e a citação de alguns softwares que fazem estudos de tolerâncias. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VI: Casos Complementares de Aplicação
Neste módulo aprofundaremos a aplicação da análise de tolerâncias para cada tipo de tolerâncias: forma, orientação, localização, perfil e batimento. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado. Espera-se ter aplicação em um estudo real dos participantes.

DURAÇÃO DO EVENTO

24 horas em três dias contínuos de 8 horas cada, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.

REQUISITOS E CONTINUIDADE

Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).

APRENDIZADO NO TREINAMENTO                      

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como utilizar os fundamentos e práticas de estatística aplicada para as análises dos comportamentos das variações, utilizando o software Minitab.
  • Como identificar a melhor distribuição estatística para representar as características dimensionais e geométricas para efeitos de estudos de dimensionamento funcional.
  • Como selecionar o melhor modelo de toleranciamento para definir os valores refinados das dimensões e os valores totais das tolerâncias dimensionais e geométricas.
  • Como as variações do sistema de medição podem influenciar os estudos de dimensionamento funcional, e o que deve ser feito para minimizar a influência do mesmo.
  • Como realizar estudos de dimensionamento funcional apoiadas pela Simulação de Monte Carlo, de modo a ter o máximo aproveitamento da tolerância disponível.
  • Como construir as cadeias de tolerâncias considerando-se as marcações feitas nos desenhos, para peças de média a alta complexidade, com impactos nos três eixos.
  • Como realizar estudos de dimensionamento funcional nos desenhos da empresa de modo a transferir para o mundo real as dificuldades existentes na definição das tolerâncias.
  • Como resolver situações de dimensionamento funcional onde muitas peças são reutilizadas (carry over) ou ainda peças que não podem ser retrabalhadas e precisam ser utilizadas.

TRILHA DE FORMAÇÃO

Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.