Curso GD&T – Relatório de Medição Norma ASME| QPED13

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Integração dos Fundamentos e Definições
Neste módulo faremos um alinhamento dos principais fundamentos e definições da Norma ASME Y14.5 com a Norma ASME Y14.45 relacionados à questões de elementos mensuráveis e não mensuráveis e seus impactos na medição do elemento nas características geométricas aplicadas. 

Módulo II: Métodos de Relatórios de Dados
Neste módulo apresentaremos os três métodos de relatório de dados de medição, tanto para variáveis quanto para atributos, suas aplicações recomendadas e um modelo padrão de relatório de dados de medição.

Módulo III: Medição de Tolerâncias de Tamanho
Neste módulo apresentaremos as aplicações dos três métodos de relatório de dados de medição para elementos mensuráveis, com ou sem modificadores, bem como o uso do relatório padrão de dados de medição. Serão realizados exercícios práticos trazidos pelo apresentador e ou dos participantes.]

Módulo IV: Medição de Tolerâncias de Forma
Neste módulo apresentaremos as aplicações dos três métodos de relatório de dados de medição para tolerâncias de forma, com ou sem modificadores, bem como o uso do relatório padrão de dados de medição. Serão realizados exercícios práticos trazidos pelo apresentador e ou dos participantes.

Módulo V: Medição de Tolerâncias de Orientação
Neste módulo apresentaremos as aplicações dos três métodos de relatório de dados de medição para tolerâncias de orientação, com ou sem modificadores, bem como o uso do relatório padrão de dados de medição. Serão realizados exercícios práticos trazidos pelo apresentador e ou dos participantes.

Módulo VI: Medição de Tolerâncias de Localização
Neste módulo apresentaremos as aplicações dos três métodos de relatório de dados de medição para tolerâncias de localização, com ou sem modificadores, bem como o uso do relatório padrão de dados de medição. Serão realizados exercícios práticos trazidos pelo apresentador e ou dos participantes.

Módulo VII: Medição de Tolerâncias de Perfil
Neste módulo apresentaremos as aplicações dos três métodos de relatório de dados de medição para tolerâncias de perfil, com ou sem modificadores, bem como o uso do relatório padrão de dados de medição. Serão realizados exercícios práticos trazidos pelo apresentador e ou dos participantes.

Módulo VIII: Medição de Tolerâncias de Batimento
Neste módulo apresentaremos as aplicações dos três métodos de relatório de dados de medição para tolerâncias de batimento, com ou sem modificadores, bem como o uso do relatório padrão de dados de medição. Serão realizados exercícios práticos trazidos pelo apresentador e ou dos participantes.

DURAÇÃO DO EVENTO

16 horas em dois dias contínuos de 8 horas cada.

REQUISITOS E CONTINUIDADE

Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).

APRENDIZADO NO TREINAMENTO

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como a Norma ASME trata a questão dos relatórios de medição relacionados aos desenhos com aplicação de tolerâncias cartesianas e geométricas.
  • Como aplicar os três métodos de relatório de dados de medição, envolvendo atributos e variáveis, bem como um formato de relatório modelo.
  • Como aplicar o relatório de dados de medição, em seus três métodos, para as tolerâncias de tamanho com ou sem modificadores.
  • Como aplicar o relatório de dados de medição, em seus três métodos, para as tolerâncias de forma com ou sem modificadores.
  • Como aplicar o relatório de dados de medição, em seus três métodos, para as tolerâncias de orientação com ou sem modificadores.
  • Como aplicar o relatório de dados de medição, em seus três métodos, para as tolerâncias de localização com ou sem modificadores.
  • Como aplicar o relatório de dados de medição, em seus três métodos, para as tolerâncias de perfil com ou sem modificadores.
  • Como aplicar o relatório de dados de medição, em seus três métodos, para as tolerâncias de batimento com ou sem modificadores.

TRILHA DE FORMAÇÃO