Curso GD&T – Práticas de Controle na Metrologia | QPED14

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Controle de Peças na Metrologia
Neste módulo faremos uma explanação geral dos princípios e práticas utilizadas na metrologia, bem como os cuidados necessários para a verificação dimensional de peças, usando os recursos de medição com e sem contato, bem como uma apresentação dos principais equipamentos e softwares de medição que o mercado disponibiliza.

Módulo II: Programa de Medição da Peça
Neste módulo mostraremos a elaboração um programa de medição de uma peça, usando um software a ser definido, considerando-se os principais conceitos e linguagens de programação para a medição, tanto com contato quanto sem contato. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador.

Módulo III: Medição de Peça com Contato
Neste módulo faremos a prática de medição de uma peça, desde a sua fixação, balanceamento (nivelamento, alinhamento e origem), usando a medição em CMM, braço e outros recursos de medição com contato disponíveis. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador.

Módulo IV: Medição de Peça sem Contato
Neste módulo faremos a prática de medição de uma peça, desde a sua fixação, balanceamento (nivelamento, alinhamento e origem), usando a medição sem contato com os recursos de medição disponíveis. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador.

Módulo V: Relatório de Medição e Análise
Neste módulo mostraremos a elaboração de um relatório de medição das medições efetuadas, bem como as suas análises quanto a aprovação ou rejeição da peça. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador. 

DURAÇÃO DO EVENTO

16 horas em dois dias contínuos de 8 horas cada. Este curso é apresentado apenas na modalidade presencial, pois será realizado em uma área de metrologia.

EQUISITOS E CONTINUIDADE

Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).

APRENDIZADO NO TREINAMENTO

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como o mercado de equipamentos e softwares de medição tem avançado, oferecendo recursos para medição, com e sem contato, com diferentes opções de custo e benefício.
  • Como é feito o programa de medição para os diversos equipamentos e softwares, tomando-se como referência um exemplo de programação para medição.
  • Como é feito o posicionamento de uma peça para a medição, considerando-se os três elementos do balanceamento geométrico: nivelamento, alinhamento e origem.
  • Como minimizar a influência da falta de rigidez, tamanho, material ou geometria de uma peça, utilizando-se de recursos que não comprometam o resultado final do controle.
  • Como escolher a melhor solução de referenciamento disponibilizadas nos softwares de medição: referenciais pela norma ASME ou ISO, RPS ou aplicação de best fit.
  • Como é feita a avaliação das tolerâncias de tamanho, forma, orientação, localização, perfil, batimento e rugosidade, em alguns equipamentos e softwares existentes.
  • Como ler e interpretar os diferentes relatórios emitidos pelos softwares de processamento da medição, identificando as características aprovadas e rejeitadas.
  • Como a metrologia atua para resolver dificuldades de medição provocadas por desenhos mal marcados ou por recursos escassos, bem como resolver discrepâncias das peças.

TRILHA DE FORMAÇÃO