Curso GD&T – Marcação de Desenho de Produto | QPED10

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Revisão do Sistema Geométrico
Neste módulo faremos uma breve revisão dos principais conceitos, fundamentos e metodologias dos sistemas de toleranciamento e referenciamento geométrico nas abordagens de GD&T, GPS e RPS.

Módulo II: Metodologia para Marcação de Desenho
Neste módulo apresentaremos a metodologia de 20 passos para a marcação de desenhos, GD&T Data Sheet, bem como trabalharemos um exemplo de uma peça usando a metodologia por completo, e que servirá de modelo para outras aplicações. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo III: Prática da Marcação de Desenho
Neste módulo realizaremos alguns estudos de caso propostos pelo apresentador e ou trazidos pelos participantes, referentes à marcação de desenho usando a metodologia do GD&T Data Sheet, incluindo-se a aplicação de dimensionamento funcional (tolerance stack). Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado. Será dada preferência para trabalhar com os desenhos dos participantes.

DURAÇÃO DO EVENTO

24 horas em três dias contínuos de 8 horas cada, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.

REQUISITOS E CONTINUIDADE

Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).

APRENDIZADO NO TREINAMENTO                      

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como utilizar o GD&T Data Sheet (Formulário para Aplicação de GD&T), no ambiente de especificação, para transformar os requisitos do produto em dimensionamento funcional.
  • Como marcar GD&T no desenho para manter sob controle os erros de tamanho, forma orientação e localização, de modo a atender os requisitos de aparência do produto.
  • Como estruturar uma marcação de GD&T para um produto completo, de alta complexidade, onde se tem que definir os sistemas local e global de referenciamento geométrico.
  • Como considerar os estudos de capabilidade do processo para a orientação nas marcações dos desenhos e definição das tolerâncias dimensionais e geométricas.
  • Como utilizar os fundamentos e práticas de GD&T para a marcação completa de peças usinadas, de qualquer complexidade, do nível de produto ao nível de componente.
  • Como utilizar os fundamentos e práticas de GD&T para a marcação completa de peças estampadas, de qualquer complexidade, do nível de produto ao nível de componente.
  • Como utilizar os fundamentos e práticas de GD&T para a marcação completa de peças injetadas, de qualquer complexidade, do nível de produto ao nível de componente.
  • Como utilizar os fundamentos e práticas de GD&T para a marcação completa de peças fundidas, de qualquer complexidade, do nível de produto ao nível de componente.

TRILHA DE FORMAÇÃO