Curso GD&T – Fundamentos da Norma ASME | QPTG32

publico-alvo-azu Público Alvo

 Profissionais de todas as áreas da empresa que geram e ou utilizam desenhos mecânicos tais como engenharias de produto, engenharias de processo ou manufatura, engenharias da qualidade, controle da qualidade, metrologia, ferramentaria, compras técnicas, orçamentistas e comercial técnico.

metodologia-azul Metodologia

Os cursos serão apresentados em power point e flip chart ou quadro branco, com exemplificação usando peças de metal, plástico e madeira, incluindo vários exercícios propostos pelo apresentador, bem como a análise de desenhos trazidos pelos participantes e compartilhados com o apresentador, mais suporte para tirar dúvidas de três meses após a conclusão do treinamento. Em alguns cursos será necessário o uso de computador para análises estatísticas e trabalhos com planilhas no Excel e também o software Minitab para se aprofundar em análises estatísticas (quem não tiver a licença oficial poderá usar a versão demo, que deve ser instalada antes do início do curso).

duracao-azul Duração

24 horas

pre-requisito-azul Pré Requisito

Recomendável conhecimento do conteúdo do curso QPTG31: Tolerâncias Cartesianas, Rugosidade e Textura e seus cursos antecessores.

Objetivo do Treinamento

Apresentar os principais conceitos e fundamentos de GD&T, necessários para poder marcar, ler e interpretar desenhos, principalmente quanto ao sistema de referenciamento e condição de material, de acordo com a norma ASME.
Aplicar os conceitos e fundamentos apresentados no curso em exercícios propostos pelo apresentador e em casos reais trazidos pelos participantes orientando sobre as melhores práticas de projeto, processo e controle do produto.

Conteúdo Programático

Módulo I: Histórico, Conceituação e Aplicação

  • Neste módulo faremos uma breve introdução à GD&T abordando as diferenças do sistema cartesiano com o sistema geométrico, os quatro tipos de erros, os três tipos de aparência e as três estratégias de desenvolvimento de produto, dimensionamento funcional, engenharia dimensional e algumas premissas de projeto de produto relacionados a aplicação de GD&T, algumas conceituações de desenho e dimensões e retrospectiva histórica de GD&T.

Módulo II: Principais Definições da Norma

  • Neste módulo entraremos a fundo em GD&T definindo os seguintes termos: elementos e suas oito subdivisões para aplicação, referencial, elemento referencial e elemento referencial simulado, matching e mating, os diversos tipos de dimensão, os diversos tipos de tolerâncias, os diversos tipos de tamanho, envelope estático e dinâmico e comparação dos sistemas de tolerância.

Módulo III: Simbologias, Características e Modificadores

  • Neste módulo apresentaremos as simbologias utilizadas em GD&T, as características geométricas, os modificadores e suas aplicações e o quadro de controle de elemento. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo IV: Principais Normas Aplicadas

  • Neste módulo apresentaremos as duas normas principais (ASME Y14.5 e ISO 1101) e suas normas complementares relativas a erros de tamanho, forma, orientação e localização. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo V: Aplicação das Condições de Material

  • Neste módulo apresentaremos os fundamentos das condições de material MMC, MMB, LMC, LMB, RFS, RMB junto com as condições virtuais pertinentes, a aplicação e influência destas condições no projeto e no controle do produto e a forma correta e didática de ler e interpretar todas estas condições no quadro de controle do elemento. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VI: Principais Regras de Aplicação

  • Neste módulo apresentaremos as regras fundamentais da norma, os princípios de toleranciamento, limites de tamanho, condição de material, controle simultâneo e aplicações especiais de GD&T para diversos elementos de máquina. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VII: Referenciamento Geométrico da Peça

  • Neste módulo apresentaremos os fundamentos para o estabelecimento de referenciais de um produto quanto a imobilização e estabilização da peça em seus seis graus de liberdade, referenciamento global e referenciamento local, condições de restringimento e controle em condição livre, metodologia de quatro passos para aplicar e avaliar referenciamentos, os efeitos dos referenciamentos nos elementos controlados e elementos referenciados, qualificação do elemento referencial, as dez regras principais para o referenciamento de uma peça, algumas situações de referenciamento de peças rígidas e não rígidas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.