Curso GD&T – Aplicação da Norma ASME | QPED03

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Aplicação e Ganhos com GD&T
Neste módulo faremos um alinhamento sobre a aplicabilidade de GD&T e como mensurar os seus ganhos com a aplicação total e responsável em toda a cadeia do desenho do produto, bem como uma breve explanação dos 40 mitos de GD&T. 

Módulo II: Complemento dos Fundamentos de GD&T
Neste módulo faremos um complemento dos fundamentos, regras, simbologias, condições de material e referenciamento geométrico. No caso do referenciamento serão tratadas as diversas situações de projeto, principalmente para peças não rígidas e ou instáveis, bem como a interação entre os referenciais de produto e de processo. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo III: Aplicação das Tolerâncias de Forma
Neste módulo apresentaremos cada uma das características geométricas de forma: planicidade, retitude, circularidade e cilindricidade, com suas aplicações no desenho e interpretações nas peças, bem como a utilização dos símbolos modificadores pertinentes. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo IV: Aplicação das Tolerâncias de Orientação
Neste módulo apresentaremos cada uma das características geométricas de orientação: paralelismo, perpendicularidade e angularidade, com suas aplicações no desenho e interpretações nas peças, bem como a utilização dos símbolos modificadores pertinentes. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo V: Aplicação das Tolerâncias de Localização
Neste módulo apresentaremos cada uma das características geométricas de localização: concentricidade e simetria (excluídas na última versão da norma) e posição real, com suas aplicações no desenho e interpretações nas peças, bem como a utilização dos símbolos modificadores pertinentes. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VI: Aplicação das Tolerâncias de Perfil
Neste módulo apresentaremos cada uma das características geométricas de perfil: perfil de linha e perfil de superfície, com suas aplicações no desenho e interpretações nas peças, bem como a utilização dos símbolos modificadores pertinentes. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VII: Aplicação das Tolerâncias de Batimento
Neste módulo apresentaremos cada uma das características geométricas de batimento: batimento circular e batimento total, com suas aplicações no desenho e interpretações nas peças, bem como a utilização dos símbolos modificadores pertinentes. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VIII: Controles Combinados em GD&T
Neste módulo apresentaremos a aplicação e interpretação de controles combinados, compostos e simples, tanto para posição real quanto para perfil de superfície. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo IX: Controle da Posição Real
Neste módulo apresentaremos, o controle da posição real e a influência dos bônus, de forma gráfica e calculada, para os diversos tipos de situações que podem aparecer: peças com elementos referenciais mensuráveis e não mensuráveis, aplicação em planos ortogonais e inclinados e elementos únicos ou agrupados. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

DURAÇÃO DO EVENTO

32 horas em quatro dias contínuos de 8 horas cada, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.

REQUISITOS E CONTINUIDADE

Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).

APRENDIZADO NO TREINAMENTO                      

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como avaliar se a marcação do desenho está correta quanto a função, aplicação, referenciais, características, fundamentos e regras, utilizando a metodologia apresentada.
  • Como referenciar peças não rígidas, considerando-se a condição livre e a condição restringida, de modo que se obtenham valores apropriados em estudos de MSA.
  • Como qualificar os elementos referenciais de modo que os mesmos reflitam as necessidades funcionais e de aplicação do produto como também estabilidade dimensional.
  • Como referenciar uma peça considerando-se os referenciais de produto e de processo e as transições de referenciamento que ocorrem entre peças, conjuntos e produto final.
  • Como aplicar e interpretar os controles de tamanho, forma, orientação, localização, perfil e batimento, com seus modificadores pertinentes às características consideradas.
  • Como aplicar e interpretar os controles combinados, simples e compostos de modo a aumentar os valores das tolerâncias geométricas, sem comprometer a função e a aplicação.
  • Como aplicar e interpretar toda a simbologia geométrica disponibilizada na Norma ASME, de modo a favorecer a função, aplicação e custo, sem comprometer o uso.
  • Como avaliar a mensuração de Posição Real em uma peça onde os elementos referenciais estão dentro e fora da peça, considerando-se a utilização do best fit.

TRILHA DE FORMAÇÃO