Curso Formação de Lideranças - Fundamental | DHCL07

publico-alvo-verde Público Alvo

Profissionais que estão iniciando ou se encontram em processo de evolução quanto às práticas de liderança e também para todos os gestores de organizações, preocupados em aprimorar suas habilidades na gestão dos recursos sob sua responsabilidade, notadamente os recursos humanos.

metodologia-verde Metodologia

Exposição participativa, dinâmicas de grupo, exercícios de auto-avaliação, vivência de cenários de liderança e discussões entre os participantes, com devolutiva pelo apresentador.

duracao-verde Duração

16 horas.

pre-requisito-verde Pré Requisito

Não existe pré-requisito para este treinamento.

Objetivo do Treinamento

Despertar os gestores quanto à importância do papel das lideranças para o alcance dos níveis de excelência nos resultados organizacionais.
Facilitar a compreensão dos principais fatores que interferem no desempenho dos liderados, trabalhando os aspectos de comunicação, reconhecimento e recompensa.
Levar os gestores à maior adequação do estilo profissional frente aos diferentes níveis de maturidade das pessoas e das equipes.
Identificar junto aos gestores quais são seus principais desafios na gestão de pessoas e o que pode ser feito para vencer estes desafios.
Discutir o papel do gestor de pessoas num ambiente empresarial marcado pela necessidade de desenvolver competências de seus recursos humanos.
Vivenciar o exercício da liderança através da exposição a diferentes cenários otimistas, realistas e pessimistas de liderança.

Conteúdo Programático

Módulo I: Papel do Líder

  • O Comportamento humano nas organizações
  • Fatores motivacionais das equipes de trabalho
  • Qualidade nas relações de trabalho
  • Competição versus cooperação
  • O processo de mudança
  • Capacidade de adaptação às mudanças

Módulo II: Características e Valores

  • Requisitos pessoais necessários para propiciar uma liderança eficaz
  • A percepção de si e do outro
  • Os valores pessoais
  • Conhecimento da organização e do seu setor
  • Relações na empresa e no setor
  • Capacidades e habilidades relativas às tarefas e pessoas
  • Motivações: auto-estima e abertura de oportunidades

Módulo III: Comunicação Empresarial

  • O processo de comunicação dentro das organizações
  • Os elementos do processo de comunicação
  • A comunicação como diferencial competitivo
  • A interferência hierárquica e departamental na comunicação
  • Alavancando a competência de comunicação
  • A importância do “feedback” por parte da equipe e do líder
  • Fatores intervenientes da comunicação: psicológicos, orgânicos, ambientais e psicossomáticos
  • Fatores para a eficácia da comunicação
  • O papel do líder na comunicação empresarial

Módulo IV: Trabalho em Equipe

  • A importância do trabalho em equipe
  • Grupo versus equipe
  • Princípios e valores na equipe
  • Indicadores de maturidade na equipe
  • Características da equipe eficaz
  • Estilos de integrante de equipe
  • Vantagens do trabalho em equipe
  • Estágios de desenvolvimento da equipe
  • O papel da liderança no trabalho em equipe

Módulo V: Construção de Lideranças

  • Estilos de liderança – reflexão e prática
  • Os padrões de comportamento e estilos de liderança e delegação
  • A situação como determinante no processo de liderança
  • O papel da liderança na construção de lideranças

 

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