Curso de TWI - Problemas no Trabalho | DHST05

publico-alvo-azu Público Alvo

Supervisores da empresa (primeiro nível de contato com o operador) e demais profissionais interessados em desenvolver seus conhecimentos e habilidades para liderar outras pessoas no ambiente de trabalho.

metodologia-azul Metodologia de Trabalho

Apresentação dos conceitos através do uso da abordagem socrática, com auxílio de projeção multimídia e aplicação prática em estudos de casos didáticos e situações reais trazidas pelos participantes. Serão montados grupos onde trabalharemos quatro estudos de casos da empresa em cada fase de TWI. Estima-se que 80% do tempo os participantes estarão praticando o TWI em sala de aula. Na primeira metade do curso (8h) são trabalhadas as questões conceituais e a prática de exercícios para a fixação da filosofia, dos fundamentos e da metodologia do TWI – Problemas no Trabalho. Na segunda metade do curso (8h) são trabalhados quatro estudos de caso reais da empresa onde os participantes irão aplicar todo o aprendizado do dia anterior.

duracao-azul Duração do Evento 

16 horas em dois dias contínuos de 8 horas cada.

pre-requisito-azul Pré Requisito

Ter participado, no mínimo, do TWI – Instrução de Trabalho.

Objetivo do Treinamento

Ressaltar a importância do uso do método cientifico para a análise e solução de problemas do dia-a-dia no ambiente de trabalho, qualquer que seja a sua natureza.
Apresentar os conceitos, os fundamentos e a metodologia do TWI – Problemas no Trabalho usando um estudo de caso exemplo, de modo compreender todo o conteúdo apresentado.
Aplicar os fundamentos e a metodologia através de prática em sala de aula, de casos selecionados pela empresa ou proposto pelo apresentador.

Conteúdo Programático 

Módulo I: Alinhamento no TWI

  • Visão geral dos conceitos de TWI
  • Necessidades adicionais da supervisão
  • Estrutura geral do TWI

Módulo II: Fundamentos do TWI-PT

  • Fundamento da observação – foco na situação
  • Fundamento da problematização – foco no desvio
  • Fundamento da hipotetização – foco na inferência
  • Fundamento da experimentação – foco na comprovação

Módulo III: Metodologia do TWI-PT

  • Estrutura da metodologia do TWI-ST
  • Primeiro passo: identificação
  • Segundo passo: causalização
  • Terceiro passo: reparação
  • Quarto passo: prevenção

Módulo V: Práticas de TWI-PT

  • Prática de apresentação no ambiente de TWI-PT
  • Prática de apresentação no ambiente de TWI-PT
  • Prática do TWI-PT com estudo de caso exemplo trazido pelo apresentador
  • Prática do TWI-PT com quatro casos reais da empresa ou do apresentador

Aprendizado do Treinamento

No final do treinamento o participante terá aprendido:

  • Como compreender o propósito da área, reconhecer as situações problema no ambiente de trabalho e priorizar os mais críticos entre todos os existentes;
  • Como desenvolver e aplicar ações de contenção para minimizar a gravidade do efeito, de modo a manter a situação sob controle;
  • Como identificar corretamente o problema em seu nível de ocorrência, verbalizando-o de forma correta para facilitar a pesquisa da causa raiz;
  • Como detalhar corretamente a ocorrência do problema em suas quatro dimensões, tanto para a ocorrência quanto para a não ocorrência;
  • Como gerar corretamente hipóteses de causa e fazer os testes de eliminação das não verdadeiras e comprovação da verdadeira;
  • Como desenvolver a melhor solução para eliminar a causa raiz do problema, considerando-se a viabilidade técnica e econômica;
  • Como tomar ações de prevenção para evitar o problema atual volte a ocorrer, bem como evitar que outros problemas potenciais ocorram.