Supervisão TWI
Curso de TWI - Problemas no Trabalho | DHST05
Público Alvo
Supervisores da empresa (primeiro nível de contato com o operador) e demais profissionais interessados em desenvolver seus conhecimentos e habilidades para liderar outras pessoas no ambiente de trabalho.
Metodologia de Trabalho
Apresentação dos conceitos através do uso da abordagem socrática, com auxílio de projeção multimídia e aplicação prática em estudos de casos didáticos e situações reais trazidas pelos participantes. Serão montados grupos onde trabalharemos quatro estudos de casos da empresa em cada fase de TWI. Estima-se que 80% do tempo os participantes estarão praticando o TWI em sala de aula. Na primeira metade do curso (8h) são trabalhadas as questões conceituais e a prática de exercícios para a fixação da filosofia, dos fundamentos e da metodologia do TWI – Problemas no Trabalho. Na segunda metade do curso (8h) são trabalhados quatro estudos de caso reais da empresa onde os participantes irão aplicar todo o aprendizado do dia anterior.
Duração do Evento
16 horas em dois dias contínuos de 8 horas cada.
Pré Requisito
Ter participado, no mínimo, do TWI – Instrução de Trabalho.
Objetivo do Treinamento
• Ressaltar a importância do uso do método cientifico para a análise e solução de problemas do dia-a-dia no ambiente de trabalho, qualquer que seja a sua natureza.
• Apresentar os conceitos, os fundamentos e a metodologia do TWI – Problemas no Trabalho usando um estudo de caso exemplo, de modo compreender todo o conteúdo apresentado.
• Aplicar os fundamentos e a metodologia através de prática em sala de aula, de casos selecionados pela empresa ou proposto pelo apresentador.
Conteúdo Programático
Módulo I: Alinhamento no TWI
- Visão geral dos conceitos de TWI
- Necessidades adicionais da supervisão
- Estrutura geral do TWI
Módulo II: Fundamentos do TWI-PT
- Fundamento da observação – foco na situação
- Fundamento da problematização – foco no desvio
- Fundamento da hipotetização – foco na inferência
- Fundamento da experimentação – foco na comprovação
Módulo III: Metodologia do TWI-PT
- Estrutura da metodologia do TWI-ST
- Primeiro passo: identificação
- Segundo passo: causalização
- Terceiro passo: reparação
- Quarto passo: prevenção
Módulo V: Práticas de TWI-PT
- Prática de apresentação no ambiente de TWI-PT
- Prática de apresentação no ambiente de TWI-PT
- Prática do TWI-PT com estudo de caso exemplo trazido pelo apresentador
- Prática do TWI-PT com quatro casos reais da empresa ou do apresentador
Aprendizado do Treinamento
No final do treinamento o participante terá aprendido:
- Como compreender o propósito da área, reconhecer as situações problema no ambiente de trabalho e priorizar os mais críticos entre todos os existentes;
- Como desenvolver e aplicar ações de contenção para minimizar a gravidade do efeito, de modo a manter a situação sob controle;
- Como identificar corretamente o problema em seu nível de ocorrência, verbalizando-o de forma correta para facilitar a pesquisa da causa raiz;
- Como detalhar corretamente a ocorrência do problema em suas quatro dimensões, tanto para a ocorrência quanto para a não ocorrência;
- Como gerar corretamente hipóteses de causa e fazer os testes de eliminação das não verdadeiras e comprovação da verdadeira;
- Como desenvolver a melhor solução para eliminar a causa raiz do problema, considerando-se a viabilidade técnica e econômica;
- Como tomar ações de prevenção para evitar o problema atual volte a ocorrer, bem como evitar que outros problemas potenciais ocorram.