Curso TWI - Métodos de Trabalho | DHST02

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Fundamentos do TWI
Neste módulo apresentaremos, através de dinâmicas em grupo, cada um dos quatro fundamentos do TWI – Métodos de Trabalho: fundamento da ineficiência – foco na perda, fundamento do desdobramento – foco na atividade; fundamento da racionalização – foco na simplificação, fundamento da padronização – foco no ganho e as quatro responsabilidades assumidas pela supervisão.

Módulo II: Metodologia do TWI
Neste módulo apresentaremos os quatro passos da metodologia do TWI – Métodos de Trabalho: primeiro passo: detalhamento; segundo passo: questionamento; terceiro passo: desenvolvimento e quarto passo: implantação. Durante a apresentação da metodologia faremos relacionamentos com as ferramentas apresentadas no módulo anterior de modo a exemplificar a prática da aplicação da metodologia.

Módulo III Práticas do TWI
Neste módulo faremos a prática do TWI – Métodos de Trabalho através de quatro estudos de caso propostos pela empresa ou trazidos pelo apresentador. A turma será dividida em quatro grupos que, inicialmente farão todas as análises do processo selecionado utilizando as ferramentas e metodologias apresentadas e aplicáveis e, posteriormente, farão a apresentação de cada um dos estudos de caso para os demais participantes, bem como para gestores da empresa que puderem participar. Esta prática será realizada durante todo o segundo dia do curso.

DURAÇÃO DO EVENTO

16 horas em dois dias contínuos de 8 horas.

PRÉ-REQUISITO

Ter participado, no mínimo, do TWI – Instrução de Trabalho.

APRENDIZADO DO TREINAMENTO

No final do treinamento, o participante terá aprendido:
Como identificar as principais perdas e oportunidades no fluxo do processo, propondo solução que o torne simplificado, a partir da concepção do produto e de seus requisitos.
Como identificar as principais ineficiências do trabalho, com suas causas mais relevantes, de modo que se possa eliminar estas ineficiências no método de trabalho a ser ensinado ao operador.
Como desdobrar as operações e os controles do processo produtivo, que servirão de base para os estudos de métodos a serem realizados, reduzindo movimentos, esforços e melhorando fluxos.
Como desdobrar a operação em atividades de modo que fique aparente o método de trabalho utilizado ou a ser utilizado, sendo este um passo importante para a padronização do trabalho.
Como fazer medições aproximadas e válidas do tempo de execução da operação, de modo que se possa fazer estudos de tempo para comparar o antes e o depois.
Como desenvolver alternativas para a simplificação do trabalho, tornando-o racionalizado nas relações que envolvam o homem, a máquina, o produto, o material e o fluxo produtivo.
Como tornar o trabalho padronizado, eliminando todo e qualquer tipo de bifurcação indesejada de produto, processo, controle, fluxo ou método de trabalho.

 

Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.