Curso de TWI - Formação Completa do Supervisor

O que é TWI?

Training Within Industry ou Treinamento Dentro da Indústria ou Treinamento no Local de Trabalho, foi iniciado em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial com o intuito de aumentar a produção para suprir as necessidades do esforço de guerra das Forças Aliadas. A metodologia é atribuída a Charles Ricketson Allen e foi desenvolvida, a princípio, para a indústria naval durante a Primeira Guerra Mundial, tendo como base o Método Científico, de quatro passos. O TWI é um conjunto de metodologias destinadas a completar a formação dos Supervisores (para o TWI), Supervisor é o primeiro nível de contato com o operador), preparando-os para possuírem as capacidades de instruir as pessoas no local de trabalho, de simplificar os métodos de trabalho e de liderar as equipes no ambiente de trabalho. A formação completa do Supervisor contempla três cursos de 16h cada, que devem ser realizados na seguinte ordem:

  • TWI FASE I – INSTRUÇÃO DE TRABALHO: Capacita o Supervisor a dar orientação clara sobre o trabalho e a instruir os operadores sobre o que e como devem fazer, respeitando-se questões de trabalho padronizado, bem estar do operador, segurança e ergonomia no posto de trabalho, além do foco em qualidade assegurada.
  • TWI FASE II – MÉTODOS DE TRABALHO: Capacita o Supervisor a simplificar os métodos de trabalho antes de conduzir o treinamento ao operador, considerando-se em todas das análises o bem estar do operador quanto a saúde ocupacional, segurança industrial e ambiente ergonômico, eliminado desperdícios e esforços desnecessários no mesmo;
  • TWI FASE III – RELAÇÕES NO TRABALHO: Capacita o Supervisor para criar e manter um ambiente de trabalho motivador para toda a equipe que, a partir deste momento, estará dedicada a realizar o trabalho da forma como foi estruturado e ensinado e que isto ocorra no ambiente o mais cordial possível, através de relações harmoniosas.

Ao mesmo tempo também oferecemos Palestras de quatro horas cada, sobre cada Fase do TWI, para que os níveis de gestão e funcionários das áreas técnicas e administrativas tomem contato com o TWI e deem todo o apoio para a implantação desta abordagem dentro da empresa.

Tenho interesse

TWI FASE I – INSTRUÇÃO DE TRABALHO

No final do treinamento de 16h, o participante terá aprendido:

  1. Como ensinar o operador no ambiente de trabalho de modo que o ensino se transforme em aprendizado para o mesmo;
  2. Como acolher bem o operador, desde o primeiro contato, tratando-o com dignidade, respeito, igualdade e proximidade, sem confundir a hierarquia;
  3. Como diferenciar método de processo e o direcionar para o ensino através de um trabalho sem bifurcação, focando o método e não o tempo, pois o mesmo se estabilizará naturalmente;
  4. Como sensibilizar os participantes para a qualidade assegurada em substituição à qualidade garantida, pois neste modelo de qualidade está a essência do TWI;
  5. Como preparar o material de apoio ao aprendizado do operador, envolvendo seu plano de aula (roteiro), bem como o que será disponibilizado ao operador (ilustração);
  6. Como utilizar corretamente os quatro passos do TWI – Instrução de Trabalho, aplicando-os com bastante calma, de modo que o operador se sinta valorizado;
  7. Como aplicar o TWI no ambiente do OJT (On the Job Training – Treinamento no Local de Trabalho), seguindo todas as etapas de gestão do programa.

Na primeira metade do curso (8h) são trabalhadas as questões conceituais e a prática de exercícios para a fixação da filosofia, dos fundamentos e da metodologia do TWI – Ensino Correto do Trabalho. Na segunda metade do curso (8h) são trabalhados quatro estudos de caso reais da empresa onde os participantes irão aplicar todo o aprendizado do dia anterior, ensinando a outras pessoas que não estejam participando do treinamento e que não conhecem a técnica.

TWI FASE II – MÉTODOS DE TRABALHO

No final do treinamento de 16h, o participante terá aprendido:

  1. Como identificar as principais perdas e oportunidades no fluxo do processo produtivo, propondo solução que o torne simplificado, a partir da concepção do produto;
  2. Como identificar as principais ineficiências do operador e da máquina, com suas principais causas e priorização das mais relevantes;
  3. Como desdobrar as operações e os controles de um processo produtivo, que servirão de base para o estudo de métodos que será realizado;
  4. Como desdobrar a operação em atividades de modo que fique aparente o método de trabalho utilizado ou a ser utilizado pelo operador;
  5. Como fazer medições aproximadas do tempo de execução da operação, de modo que se possa fazer comparações entre o antes e o depois;
  6. Como desenvolver alternativas para a simplificação do trabalho, tornando-o racionalizado nas relações que envolvam o homem, a máquina e o material;
  7. Como tornar o trabalho padronizado, eliminando todo e qualquer tipo de bifurcação de processo, de controle, de fluxo ou de método de trabalho;

No começo do curso os participantes irão apresentar quatro estudos de caso, utilizando os processos e os métodos atuais. Em seguida serão apresentados os fundamentos e as metodologias de análise, sempre apoiadas por diversos exercícios trazidos pelo apresentador. Na última parte do curso (4h), os participantes voltarão a trabalhar nos seus estudos de caso, aplicando todos os conhecimentos adquiridos, de modo a ter processos, fluxos e métodos simplificados e padronizados.

TWI FASE III – RELAÇÕES NO TRABALHO

No final do treinamento de 16h, o participante terá aprendido:

  1. Como utilizar as experiências dos precursores das relações humanas no trabalho para entender o comportamento e atitude das pessoas diante das situações do dia-a-dia no trabalho;
  2. Como utilizar os elementos da identidade organizacional da empresa, principalmente sua declaração de visão de futuro, para ilustrar a importância do poder da visão em qualquer situação da vida;
  3. Como utilizar os princípios básicos da liderança para desenvolver as pessoas, descobrindo em cada uma o talento escondido que pode ser lapidado e transformado em desempenho superior;
  4. Como utilizar as diversas teorias da motivação humana no sentido de criar estímulos para os indivíduos e para a equipe, de forma que possam fazer seus trabalhos sempre motivados;
  5. Como utilizar as ferramentas de diagnóstico para identificar as pessoas com baixo desempenho, focando nas suas causas e nas soluções possíveis;
  6. Como utilizar as ferramentas de diagnóstico para identificar os conflitos entre as pessoas e ou equipe, focando nas suas causas e nas soluções possíveis;
  7. Como acolher bem os seus colaboradores tratando-os com respeito, carinho, proximidade, igualdade, mas sem que isto crie neles uma confusão quanto às questões de hierarquia.

No começo do curso os participantes irão apresentar quatro estudos de caso, refletindo o dia a dia das situações de relações humanas no trabalho. Em seguida serão apresentados os fundamentos e as metodologias de análise, sempre apoiadas por diversos exercícios trazidos pelo apresentador. Na última parte do curso (4h), os participantes voltarão a trabalhar nos seus estudos de caso, aplicando todos os conhecimentos adquiridos, de modo a ter fundamentos e metodologias robustas para a melhoria das relações humanas no trabalho.

Tenho interesse

publico-alvo-verde Público Alvo

Todos as lideranças e outros profissionais que exerçam atividades de comando formal ou informal, independente do nível hierárquico.

metodologia-verde Metodologia

Apresentação dos conceitos através do uso da abordagem socrática, com auxílio de projeção multimídia e aplicação prática em estudos de casos didáticos e situações reais trazidas pelos participantes. Serão montados grupos onde trabalharemos quatro estudos de casos da empresa em cada fase de TWI. Estima-se que 80% do tempo os participantes estarão praticando o TWI em sala de aula.

duracao-verde Duração

40 horas.

pre-requisito-verde Pré Requisito

Não existe pré-requisito para este treinamento.

Objetivo do Treinamento / Curso de TWI

Ressaltar a importância da participação espontânea das chefias no treinamento de seus funcionários, principalmente em seu local de trabalho.
Apresentar os conceitos fundamentais e a metodologia do TWI, usando um estudo de caso exemplo, de modo que fiquem claros todos os passos da metodologia.
Aplicar os conceitos e metodologia em casos reais dos próprios participantes, através de simulação em sala de aula, dentro do que o tempo permitir.

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