Curso Cronoanálise e Cronometragem | QPPM01

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Gerenciamento Restritivo
Neste módulo apresentaremos os conceitos da teoria das restrições (TOC – livro A Meta), explorando as três questões elementares no mundo dos negócios: por que se cria uma empresa (propósito e condições necessárias), como se gerencia uma empresa (identificação da restrição do sistema) e como se mede o resultado de uma empresa (contabilidade gerencial e valor econômico agregado). Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo II: Pensamento Enxuto
Neste módulo apresentaremos os conceitos de excelência, eficácia e eficiência no ambiente da engenharia industrial e faremos um alinhamento sobre o pensamento enxuto, explorando seus principais aspectos: agregação de valor, os três esteios do pensamento enxuto, os cinco princípios do pensamento enxuto e o DNA da Toyota (quatro regras). Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo III: Simplificação do Trabalho
Neste módulo faremos um alinhamento sobre as questões que envolvem a simplificação, racionalização e padronização do trabalho. Serão abordados os seguintes itens: evolução do homem no trabalho, preocupações constantes nas empresas, competências da engenharia industrial, cronometria e cronoanálise, qualidades essenciais do cronoanalista, análise de produtos, processos, controles e métodos, técnicas de simplificação do trabalho, questionamentos e posturas típicas em cronoanálise, ações típicas em cronoanálise, cruzamento das posturas com as ações, abordagem da engenharia de métodos, princípios da racionalização e simplificação do trabalho e metodologia para cronoanálise e cronometragem.

Módulo IV: Compreensão do Produto
Neste módulo apresentaremos a primeira etapa de um estudo completo de cronoanálise e cronometragem envolvendo as duas primeiras ferramentas: engenharia do valor e estrutura do produto. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo V: Avaliação do Processo
Neste módulo apresentaremos a segunda etapa de um estudo completo de cronoanálise e cronometragem envolvendo cinco ferramentas: diagrama do processo, controle do processo, fluxograma do processo, mapofluxograma do processo e movimentos ineficientes. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo VI: Avaliação do Método
Neste módulo apresentaremos a terceira etapa de um estudo completo de cronoanálise e cronometragem envolvendo duas ferramentas: detalhamento da operação e representação do método. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

Módulo VII: Avaliação do Tempo
Neste módulo apresentaremos a quarta e última etapa de um estudo completo de cronoanálise e cronometragem envolvendo três ferramentas: tempo estimado (com uso da estatística), tempo cronometrado (com análise de ritmo) e tempo padrão (com aplicação de tolerâncias). Inicialmente será apresentado um panorama da medida do trabalho e suas principais técnicas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes (com filmagens), quando disponibilizado.

DURAÇÃO DO EVENTO

40 horas em cinco dias contínuos de 8 horas.

PRÉ-REQUISITO

Não existe pré-requisito para este treinamento.