Curso Avaliação da Incerteza de Medição | QPIM02

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Alinhamento Normativo
Neste módulo será feito um alinhamento relativo à norma ABNT ISO IEC 17025 (última versão) relativo a uma visão geral da mesma, seus requisitos gerenciais e técnicos e também os requisitos específicos ligados à incerteza de medição.

Módulo II: Alinhamento Estatístico
Neste módulo será feito um alinhamento estatístico relativo às medidas de centralização, dispersão e forma, histograma e polígono de frequência, diversos cálculos do desvio-padrão, distribuição Normal, distribuição T-Student, teorema do limite central, distribuição F-Snedecor, distribuição Qui-quadrado, intervalo de confiança e análise de variância. Nota: Para facilidade de cálculo e compreensão serão usados o Excel e o Minitab. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo III: Alinhamento Metrológico
Neste módulo será feito um alinhamento relativo aos termos metrológicos gerais, vocabulário internacional de metrologia – VIM (última versão), conceitos pertinentes à medição - sistema internacional de unidades – SI, repetitividade, precisão intermediária e reprodutibilidade e mapeamento do fluxo de medição. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo IV: Previsão da Incerteza
Neste módulo será apresentada a estimativa de incerteza de medição - JCGM 100 (última versão), guia de incerteza de medição – GUM (última versão), conceito de incerteza e erro de medição, incerteza padrão do tipo A e do tipo B, correlação entre medidas, incerteza relativa, incerteza expandida, fator de abrangência, análise de variância aplicada a equipamentos, incerteza padrão combinada, cálculo da incerteza total de medição e lei da propagação da incerteza. Serão realizados diversos exercícios de aplicação para a compreensão dos cálculos de previsão associados. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando for disponibilizado.

DURAÇÃO DO EVENTO

16 horas divididos em dois dias de 8 horas.

PRÉ-REQUISITO

Conhecimento básico em estatística e metrologia.