Análise de Falhas e Confiabilidade em Manutenção - Avançado - QPMI17

publico-alvo-azu Público Alvo

Profissionais ligados às áreas de engenharia, operação, qualidade e manutenção.

metodologia-azul Metodologia

O curso será desenvolvido através da apresentação, discussão e debate sobre os conceitos, além de aplicação prática em exercícios e estudos de caso trazidos pelo apresentador e pelos participantes. Nos módulos III, IV e V, todos os exercícios serão resolvidos com o auxílio do Minitab.

duracao-azul Duração

24 horas em três dias contínuos de 8 horas cada.

pre-requisito-azul Pré Requisito

Ter participado do curso de Análise de Falhas e Confiabilidade em Manutenção – Fundamental, ou ter conhecimentos equivalentes.

Objetivo do Treinamento

  • Revisar a metodologia de oito passos da manutenção centrada em confiabilidade baseada nas Normas SAE JA 1101 e 1102.
  • Avançar na análise racional da falha através do aprofundamento da ADF e sua relação com a FTA e finalizando a análise de sistemas operativos.
  • Avançar na análise estatística da falha através do aprofundamento da ADF e sua relação com a FTA e finalizando a análise de sistemas operativos.
  • Apresentar o restante das ferramentas de análise de confiabilidade e sobrevivência disponíveis no Minitab, com as respectivas estatísticas.
  • Apresentar a análise preditiva (machine learning) realizada através do Minitab, com as respectivas estatísticas e aplicação para situações de manutenção.
  • Praticar as ferramentas apresentada neste curso através de estudos de casos, trazidos pelo apresentador e ou pelos participantes, com o uso do software MINITAB.

Conteúdo Programático

Módulo I: Alinhamento Metodológico

Neste módulo faremos uma breve revisão sobre confiabilidade em manutenção e a metodologia de oito etapas usada na manutenção centrada em confiabilidade.

Módulo II: Análise de Falhas

Neste módulo aprofundaremos, de acordo com a necessidade de aplicação, a Árvore dedutiva de falhas – ADF e a Análise da árvore de falhas – FTA. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo III: Análise Estatística

Neste módulo avançaremos na análise estatística, em relação ao curso Fundamental, envolvendo: teste da qualidade de ajuste para Poisson, teste Qui-Quadrado para associação, teste Qui-Quadrado de qualidade de ajuste, análise de regressão, poder e tamanho da amostra e simulação de Monte Carlo. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo IV: Confiabilidade e Sobrevivência

Neste módulo detalharemos a aplicação do Minitab em análises de confiabilidade e sobrevivência envolvendo: análise de distribuição – censura à direita (revisão), censura arbitrária (revisão), planos de teste (demonstração, estimação e teste de vida acelerado), análise de garantia (pré-processamento de dados de garantia e predição de garantia), análise de sistema reparável (curva de crescimento paramétrica e curvas de crescimento não paramétrica), teste de vida acelerado, regressão com dados de vida e análise por probito. Usaremos o software Minitab para as análises estatísticas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo V: Análise Preditiva

Neste módulo detalharemos a aplicação do Minitab em análises preditivas (Machine Learning) envolvendo: classificação CART (Classification And Regression Trees), regressão CART e outros modelos de análise preditiva (dependendo da necessidade do cliente).

Módulo VI: Estudos de Caso

Neste módulo, que ocorrerá durante todo o curso, realizaremos um ou mais estudos de caso com situações reais dos participantes ou do apresentador (vai depender das informações existentes e do tempo disponível). Usaremos o software Minitab para as análises estatísticas.

Aprendizado de Treinamento

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como relacionar a Matriz Dedutiva de Falhas (MDF) com a Análise da Árvore de Falhas (FTA), incluindo a construção do sistema operativo.
  • Como realizar alguns testes avançados em estatística, incluindo a simulação de Monte Carlo, usando o Minitab com aplicação em situações de manutenção.
  • Como criar planos de teste considerando o tamanho de amostras e suas respectivas confiabilidades, e também a regressão com dados de vida para distribuições paramétricas.
  • Como realizar a análise de garantia considerando os prazos e os custos finais envolvidos para determinadas situações de falhas.
  • Como realizar a análise de confiabilidade para sistemas reparáveis considerando as curvas de crescimento paramétrica e não paramétrica.
  • Como realizar testes de vida acelerados ajustando a melhor distribuição para uma ou duas variáveis de aceleração, incluindo a análise por probito para respostas binárias.
  • Como realizar análises preditivas de manutenção criando uma árvore de decisão ótima para respostas categóricas, com muitos preditores contínuos ou categóricos.
  • Como realizar análises preditivas de manutenção criando uma árvore de decisão ótima para respostas contínuas, com muitos preditores contínuos ou categóricos.