logo
proposta mapa fale conosco
  busca    
arrow TREINAMENTO - Qualidade e Produtividade > Logística e Material > Processos de Suprimentos
line
  Organização do Ambiente
  Qualidade Total
  Qualidade em Serviço
  Solução de Problema
  Produtividade Total
  Manutenção Industrial
  Logística e Material
  Tolerância Geométrica
Processos de Suprimentos
   
   
  Objetivo do Treinamento  
 

• Fornecer um panorama sobre a cadeia de suprimentos e também sobre as melhores práticas adotadas pelas empresas tanto ao nível estratégico quanto operacional.
• Apresentar fundamentos, metodologias e ferramentas utilizadas no planejamento e na operação  do processo de suprimentos, envolvendo compras, negociação e recebimento de materiais e serviços.
• Orientar sobre a aplicação de algumas das melhores práticas aplicáveis aos processos de suprimentos, bem como os processos de interface internos e externos.

 
   
  Público-alvo  
 

Compradores e técnicos que atuam nas áreas de administração de materiais, compras, recebimento e almoxarifado, qualificação de fornecedores e profissionais que desejam se desenvolver e ou atualizar os processos e as atividades da área.

 
   
  Conteúdo Programático  
 

Módulo I: Alinhamento Logístico
• Logistica uma função essencial na empresa
• Historico da evolução da logistica
• A integração logistica como elemento estratégico no diferencial competitivo
• Gestão integrada da logistica com foco no cliente
• Integração da logistica interna
• Integração da logistica extern
• Suplay chain - cadeia de abastecimento
• Impacto das novas tecnologias de TI (B2B, B2C)
• A colaboração como elemento chave para a integração logistica

Módulo II: Gestão de Aprovisionamento
• Compras no atual contexto empresarial
• Compras como instrumento de vantagem competitiva
• Importância da área de compras
• Escopo da área de compras
• Principais problemas e oportunidades da área de compras
• Classificações de materiais ABC e XYZ
• Organização de compras
• Liderança na gestão da equipe de compras
 
Módulo III: Processos de Aprovisionamento
• Objetivos de aprovisionamento
• Campo de aplicação
• Responsabilidades no processo
• Sub-processos: escolha de fornecedores, pedido de proposta de fornecimento, pedido de encomenda, recepção do produto e pagamento
• Identificação das necessidades de compra
• Data flow do processo de compras
• Workflow e papeis do processo: papéis do processo, workflow global, workflow do sub-processo escolha de fornecedores, workflow do sub-processo pedido de proposta de fornecimento, workflow do sub-processo pedido de encomenda, workflow do sub-processo recepção produto, workflow do sub-processo pagamento, workflow do processo compras
 
Módulo IV: Análise do Valor
• Histórico da análise do valor
• Conceituação de valor, função e custo
• Valor na relação cliente fornecedor
• Instrumentos da análise do valor
• Aplicação da análise do valor no processo de suprimentos
 
Módulo V: Decisões em Compras
• O que se compra -  roda de recursos
• de quem se compra - matriz balanço de valor
• por que se compra  - análise de valor dos produtos e serviços
• quando se compra  - tipo de demanda
• quanto se compra  - curva abc
• Cnde se compra  - condições de aquisição
• Como se compra - forma de aquisição
 
Módulo VI: Estratégias em Compras 
• Perfil do comprador
• Postura na visita do vendedor
• Estratégias do comprador
• A arte da concessão
• Negociando com monopolistas
• Check-list prévio da negociação
• Posição à mesa de negociação
 
Módulo VII: Compras de Importação
• O aprovisionamento no mundo globalizado
• Principais diferenças entre as compras nacionais e as internacionais
• Principais vantagens e desvantages das compras internacionais
• Cuidados especiais ao efeturar importações
 
Módulo VIII: Recebimento e Inspeção
• Sistemas de inspeção de materiais
• Elaboração do plano de inspeção
• Escolha do plano em função dos riscos e custos
• Prática na utilização dos planos
• Técnicas  de preservação de materiais
• Ações corretivas e preventivas no recebimento
 
   
  Metodologia de Trabalho  
 

O curso será desenvolvido através da apresentação socrática, discussão e prática dos conceitos, com realização de diversos exercícios e estudos de caso.

 
   
  Duração do Evento  
 
24 horas
 
   
  Pré-requisito  
 

Não existe pré-requisito para este treinamento.

 
   
   
   
estrategia_marketing gestao_organizacional gestao_avancada processo_decisorio economico_financeiro venda_suprimento comportamento_lideranca trabalho_em_equipe comunicacao_negociacao gestao_humana organizacao_ambiente qualidade_total qualidade_em-servico solucao_problema produtividade_total manutencao_industrial logistica_material tolerancia_geometrica sistema_qualidade qualidade_automotiva meio_ambiente saude_seguranca responsabilidade_social sistema_integrado desenvolvimento_sustentavel
calendario
 
 
 
mes passado Dezembro 2014 mes seguinte
D S T Q Q S S
  1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
proximos cursos
 

Facebook Twitter Youtube
 
calendario
login
     
senha
   
   ESQUECEU A SENHA?     CADASTRE-SE JÁ