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BSC - Balanced ScoreCard
   
   
  Objetivo do Treinamento  
 

•    Abordar sobre as lacunas do sistema de medição do desempenho organizacional existente antes do advento do BSC – Balanced ScoreCard.
•    Apresentar os fundamentos, conceitos e metodologia do BSC – Balanced ScoreCard e sua oportunidade de aplicação  nas empresas.
•    Relacionar o BSC - Balanced ScoreCard com as contabilidades financeira e gerencial, de modo a fortalecer a cultura de indicadores congruentes, consistentes e relevantes.
•    Integrar as ferramentas de gestão estratégica – pensamento e planejamento estratégico com a metodologia do BSC - Balanced ScoreCard.
•    Orientar sobre a construção lógica e análise crítica do mapa estratégico da empresa e de seu desdobramento em indicadores de desempenho e resultado.
•    Orientar sobre a implantação e implementação do BSC – Balanced ScoreCard na empresa de modo que haja uma continuação e disseminação natural da prática.

 
   
  Público-alvo  
 

Acionistas, presidentes, diretores, superintendentes, gerentes, supervisores, analistas financeiros e das demais áreas da organização que estejam envolvidos com o desempenho global e operacional da empresa e das áreas.

 
   
  Conteúdo Programático  
 

Módulo I: Desempenho Organizacional
•    Propósito e condições necessárias
•    Interesses das partes interessadas
•    Indicadores globais e operacionais
•    Ativos e passivos tangíveis e intangíveis
•    Limitações dos sistemas de avaliação de desempenho
•    Fundamentos e critérios de excelência

Módulo II: Gestão Estratégica
•    Fundamentação estratégica
•    Identidade organizacional
•    Análises estratégicas relevantes
•    Posicionamento estratégico da empresa
•    Diretrizes e desafios estratégicos
•    Objetivos e obstáculos estratégicos
•    Barreiras na implementação das Estratégias
•    Dificuldades no desdobramento e controle do plano Estratégico

Módulo III: Introdução ao BSC
•    Terreno fértil para aplicação do BSC
•    Conceituação do BSC
•    A importância do BSC para a empresa
•    As quatro perspectivas tradicionais do BSC
•    A relação das perspectivas com o planejamento estratégico
•    Relação BSC com os critérios de excelência
•    O BSC como sistema gerencial
•    O BSC integrando o BI – Business Intelligence da empresa

Módulo IV: Perspectivas Estratégicas
•    A análise lógica das perspectivas – relação causa-efeito
•    Aprofundamento na perspectiva aprendizagem
•    Aprofundamento na perspectiva processos
•    Aprofundamento na perspectiva clientes
•    Aprofundamento na perspectiva financeira
•    Identificação de perspectivas específicas

Módulo V: Mapa Estratégico
•    A análise lógica das perspectivas – relação causa-efeito
•    A lógica do mapa estratégico
•    A construção do mapa estratégico
•    Relação do mapa estratégico com as diretrizes (temas)
•    A apresentação dos objetivos no mapa estratégico
•    A disseminação do mapa  estratégico na organização – outras áreas

Módulo VI: Metodologia do BSC
•    Metodologia baseada no ciclo PDCA
•    Etapa 1: compreensão do planejamento estratégico – foco nos temas estratégicos
•    Etapa 2: a seleção e validação das perspectivas – foco nas perspectivas estratégicas
•    Etapa 3: construção e validação do mapa estratégico – foco no mapa estratégico
•    Etapa 4: desdobramento matricial de cada perspectiva – foco no relacionamento matricial
•    Etapa 5: validação de conteúdo e lógica do desdobramento matricial – foco na validação da aplicação
•    Etapa 6: disseminação do BSC na organização – foco na disseminação e controle

Módulo VII: Implantação do BSC
•    A implantação passo-a-passo
•    Fatores que levam ao sucesso e ao insucesso do BSC
•    O envolvimento de todos os níveis da organização
•    A continuidade do BSC – ano-a-ano

 
   
  Metodologia de Trabalho  
 

Apresentação e discussão dos conceitos e fundamentos do BSC de forma socrática, revendo quando necessário, abordagens relevantes que interagem com o BSC. Realização de exercícios e estudos de caso para fixação dos fundamentos, conceitos e metodologia.

 
   
  Duração do Evento  
 
16 horas
 
   
  Pré-requisito  
 

Recomenda-se conhecimento de Planejamento Estratégico.

 
   
   
   
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