Treinamento Vida na Aposentadoria | DHGH21

publico-alvo-verde Público Alvo

Aposentados, trabalhadores prestes a se aposentar, assistentes sociais e profissionais que atuam na área de recursos humanos ou outras áreas, preocupados com o assunto.

metodologia-verde Metodologia

Apresentação de caso de impacto para suscitar discussão sobre o tema aposentadoria, dirigida de forma socrática. Apresentação dialogada de embasamento teórico suportado por filmes, dinâmicas e estudos de casos que retratam a condição de aposentado e as várias formas de lidar com as situações. No final, cada participante terá elaborado seu Projeto de Vida na Aposentadoria.

duracao-verde Duração

40 horas.

pre-requisito-verde Pré Requisito

Não existe pré-requisito para este treinamento.

Objetivo do Treinamento

Possibilitar ao aposentado condições para substituir a identidade corporativa pela identidade pessoal, não raro, encoberta pela atividade profissional.
Alertar para a importância das relações familiares e suas conseqüências no processo de mudança típico da passagem da atividade institucionalizada para a aposentadoria.
Entender a aposentadoria como um período propício para a realização de novas atividades explorando os prazeres de uma vida saudável.
Estabelecer um convívio social pleno, proporcionando à sociedade os benefícios resultantes da experiência adquirida ao longo da vida.
Verificar as possibilidades de por em prática as competências adquiridas, na vida profissional, para obter rendimentos e satisfação.
Compreender a importância de cuidar dos investimentos e das finanças de forma a não comprometer a base econômica que lhe dá estabilidade e segurança.
Transformar o ócio contemplativo em produtivo realizando ações voluntárias gratificantes e decisivas para melhorar a qualidade de vida própria e da sociedade.

Conteúdo Programático

Módulo I: Tratar da Pessoa – Readquirindo a Identidade

Neste módulo serão abordados os temas referentes ao impacto causado pela perda da identidade corporativa, onde a identidade do cargo se confunde com a identidade da pessoa, titular do cargo. Quando da aposentadoria é necessário que o aposentado esteja preparado para exercer sua própria identidade sem contar com o prestígio da identidade da corporação.

Módulo II: Tratar da Família – Preparando para o Convívio

Neste módulo serão abordadas as questões referentes ao convívio familiar e as implicações decorrentes da falta de uma atividade formal. O fim da atividade produtiva institucionalizada cria, na família, com relação ao indivíduo e no indivíduo, com relação a ele próprio, a sensação de inutilidade, o que dá origem à perda do poder de decidir sobre as questões familiares, não raro originando a desarmonia familiar.

Módulo III: Tratar da Saúde – Cuidando da Máquina

Neste módulo serão abordados os temas decorrentes, do módulo anterior, onde o principal prejudicado é a saúde física e mental do aposentado, que diante de um quadro depressivo poderá desenvolver dependência química ou alcoólica. Tratará também, dos meios para assimilar as mudanças do organismo e como melhor cuidar e utilizar do corpo nessa fase da existência.

Módulo IV: Tratar do Lazer – Explorando os Prazeres

Neste módulo serão abordados os temas referentes à pessoa fazer tudo aquilo que queria ter feito na fase em que trabalhava, mas principalmente devido à falta de tempo ou outro motivo não pode. Apresentará também algumas alternativas disponíveis, acessíveis à condição financeira e ao estado de saúde atuais, que podem ser exploradas pelas pessoas

Módulo V: Tratar do Social – Adequando os Relacionamentos

Neste módulo serão abordadas as questões referentes aos relacionamentos e atividades sociais, de forma a se entender a importância do estabelecimento de uma rede de relações que possibilite intensificar as atividades sociais e realizar atividades individuais ou socialmente úteis, visto que, após o desligamento muitos vínculos são rompidos.

Módulo VI: Tratar do Profissional – Capitalizando as Competências

Neste módulo serão abordados os temas que se referem ao aproveitamento das competências adquiridas, durante a vida, e as várias maneiras de utilizá-las de forma produtiva, em benefício próprio gerando renda e ou em favor da sociedade gerando solidariedade.

Módulo VII: Tratar da Finança – Cuidando dos Investimentos

Neste módulo serão abordadas as questões econômicas (patrimônio) e financeiras (fluxo de caixa), o como lidar com as receitas e despesas, visto que, as receitas tendem a diminuir e as despesas tendem a aumentar, de forma a propiciar a estabilidade almejada, evitando a necessidade de ajuda de terceiros.

Módulo VIII: Tratar da Ociosidade – Praticando o Voluntariado

Neste módulo serão abordadas as várias formas de utilização do tempo disponível por meio de atividades voluntárias que, além de devolver o prazer de sentir-se útil permite a vivência de novas experiências mediante a doação do conhecimento adquirido durante a vida.

 

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

 

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

 

Já realizou um de nossos treinamentos? Deixe seu DEPOIMENTO

*Nossa equipe avaliará seu depoimento e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio