Curso Seis Sigma - Formação de Green Belt | QPSS04

publico-alvo-azu Público Alvo

Profissionais com formação superior, que tenham interesse em trabalhar em tempo parcial (part time), com processos analíticos e estatísticos, e que estejam dispostos a implantar Projetos Seis Sigma na organização através da condução de equipes funcionais.

metodologia-azul Metodologia

Apresentação e exemplificação dos conceitos, fundamentos, metodologia e ferramentas em exercícios trazidos pelos apresentadores. Durante o curso os conhecimentos adquiridos serão aplicados em projetos previamente selecionados pela empresa.

duracao-azul Duração

80 horas.

pre-requisito-azul Pré Requisito

Boa formação acadêmica e ser previamente selecionado pela empresa.

Objetivo do Treinamento

Apresentar a filosofia Seis Sigma, explorando toda a sua potencialidade na busca efetiva de resultados financeiros e não financeiros para a organização.
Capacitar o profissional na realização de projetos de menor porte utilizando os fundamentos e metodologia Seis Sigma para melhoria de processos críticos que afetam a organização.
Apresentar cada uma das ferramentas através de exemplos e exercícios trazidos pelos Apresentadores.
Orientar o profissional para tratar de situações que envolvam aspectos humanos na realização dos Projetos Seis Sigma, tais como: condução de equipes, solução de conflitos e relacionamento interpessoal e outras.
Aplicar a metodologia e ferramentas em projetos específicos de cada grupo de participantes, previamente selecionados pela empresa.
Acompanhar a aplicação da metodologia e ferramentas durante e após a conclusão do curso, conforme necessidades de cada participante, até um mês após a conclusão do curso.

Conteúdo Programático

Módulo I: Visão Geral

  • Histórico do seis sigma
  • Estratégia direcionada para o sucesso sustentado
  • Conceitos chave do seis sigma
  • Seis sigma versus qualidade total
  • Seis sigma aplicado a produtos
  • Seis sigma aplicado a serviços
  • Papéis, funções e responsabilidades no seis sigma
  • Seleção de projetos seis sigma
  • Custos da não qualidade
  • Modelo DMAMC
  • Estruturação do projeto seis sigma
  • Aspectos humanos: condução de equipes

Módulo II: Fase Definição

  • Definição e detalhamento da fase de definição
  • Identificação das necessidades dos clientes
  • Mapeamento dos processos chaves
  • Construção do mapa lógico
  • Árvore do produto
  • SIPOC
  • Análise e solução de problemas - I
  • Aplicação das análises estatísticas do minitab na fase de definição – nível básico
  • Aspectos humanos: condução de reuniões

Módulo III: Fase Medição

  • Definição e detalhamento da fase de medição
  • Medição do desempenho atual
  • Identificação das variáveis explanatórias
  • Análise do sistema de medição
  • Coleta de dados – técnicas de amostragem
  • Análise da capabilidade do processo
  • Análise e solução de problemas - II
  • Aplicação das análises estatísticas do minitab na fase de medição – nível básico
  • Aspectos humanos: administração do tempo

Módulo IV: Fase Análise

  • Definição e detalhamento da fase de análise
  • Agregação de valor e tempo de ciclo
  • Diagrama de dispersão e correlação
  • Análise de regressão
  • Teste de hipóteses
  • Análise de variância
  • Histograma
  • Box-Plot
  • Gráfico temporal
  • Aplicação das análises estatísticas do minitab na fase de análise – nível básico
  • Aspectos humanos: solução de conflitos

Módulo V: Fase Melhoria

  • Definição e detalhamento da fase de melhoria
  • Elaboração e implantação de mudanças
  • Identificação das premissas
  • Brainstorming
  • Análise do valor
  • 5W2H
  • Diagrama de Gantt
  • PERT/CPM
  • Seleção e validação das melhorias propostas
  • Aplicação das análises estatísticas do minitab na fase de melhoria – nível básico
  • Aspectos humanos: relacionamento interpessoal

Módulo VI: Fase Controle

  • Definição e detalhamento da fase de controle
  • Assegurando o processo de melhoria
  • CEP – controle estatístico do processo
  • Poka-yoke
  • Procedimentos e instruções padrão
  • Aplicação das análises estatísticas do minitab na fase de controle – nível básico
  • Aspectos humanos: desempenho humano

Notas Complementares

Neste curso poderemos ter participantes com dois objetivos: alguns serão formados Black Belt e outros apenas em Green Belt. Caso isto ocorra, haverá um remanejamento na programação do curso de forma que, no final da semana de curso, os que não forem continuar, poderão ser certificados em Green Belt. Isto deve estar claro na contratação do curso.

É requerida presença, mínima, de 85% em cada semana de curso, para que o seja emitido o Certificado de Participação.

Os participantes que queiram o Certificado de Qualificação, deverão ser submetidos a uma prova no final do curso, com nota mínima de 7 (sete) e também apresentar um Projeto Seis Sigma a uma Banca que será formada pela Consultoria e pela Empresa. Isto deverá ocorrer no prazo máximo de três meses após a conclusão do curso. Caso contrário, perderá o direito ao Certificado, a não ser que haja um motivo que justifique uma duração maior, como por exemplo, a coleta de dados. Entretanto, este prazo não poderá ser maior que seis meses.

Para cada participante que será certificado, recomenda-se que a Consultoria o acompanhe, extra curso. Desta forma, estimamos uma duração de 20 horas adicionais para cada projeto desenvolvido pelo Black Belt. No caso de Green Belt, esta duração será de 12 horas.

Recomendamos que a empresa adquira o Software Minitab (cada participante deve ter uma licença em seu notebook, o qual será utilizado durante todo o curso). Indicamos a empresa Minitab:

Joel Smith - Senior Business Development Representative
jsmith@minitab.com.br 
+ 55 (15) 98177-0088
Skype: joel_at_minitab
www.minitab.com.br 

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