Comportamento e Liderança
Curso Liderança, Comunicação e Relacionamento na Empresa | DHCL14
Público Alvo
Profissionais que exercem posições de chefia ou encontram-se em processo de evolução quanto às práticas de liderança.
Metodologia
Exposição participativa, dinâmicas, discussões em grupo e dramatização de situações para vivenciar os conceitos de liderança, comunicação e relacionamento de modo a proporcionar auto-análise dos participantes.
Duração
16 horas.
Pré Requisito
Não existe pré-requisito para este treinamento.
Objetivo do Treinamento
Ressaltar o papel do líder na condução da equipe, orientação de seus integrantes e o impacto de sua atuação na geração de resultados e satisfação da força de trabalho.
Demonstrar algumas práticas utilizadas para o desenvolvimento e fortalecimento das habilidades de liderança, comunicação e relacionamento humano nas empresas.
Proporcionar prática dos conceitos apresentados de modo que os participantes possam incorporar e aplicar imediatamente quando do seu retorno à empresa.
Conteúdo Programático
Módulo I: Aspectos de Liderança
- Liderança e liderados
- Líder e liderança
- O aprendizado sobre liderança
- Liderança e as bases de poder
- Poder de posição e poder pessoal
- Processo de delegação
- Liderança e o processo de delegação
- Características da delegação
- Times auto gerenciáveis como alternativa
- RIRAC para a auto gestão
Módulo II: Líder e Liderança
- Envolvimento e compromisso
- Modelos de comportamentos de liderança
- Considerações sobre o modelo de liderança
- Tipos de comportamentos de decisão
- Árvore dos comportamentos de decisão
- Variáveis da situação da decisão
- Aplicação do modelo de comportamentos de decisão
- Orientações para uso do modelo de comportamentos de decisão
Módulo III: Líder e Liderado
- Reflexões sobre liderança de pessoas
- Estilos básicos de liderança focada nos liderados
- Quadrante dos estilos de liderança
- Dicas para corrigir problemas de desempenho
Módulo IV: Relacionamento Humano
- Relacionamento humano pessoal e grupal
- O auto-relacionamento
- As bases do relacionamento humano
- O ser humano se construindo no outro
- Os valores pessoais e interpessoais
Módulo V: Relacionamento Interpessoal
- Relacionamento interpessoal
- As bases do relacionamento interpessoal
- O auto-relacionamento
- Fatores bloqueadores e facilitadores do relacionamento entre as pessoas em geral
- Atitudes favorecedoras para a qualidade no tratamento e no relacionamento interpessoal
- Ferramentas comportamentais para a qualidade no relacionamento interpessoal
Módulo VI: Processo de Comunicação
- A comunicação para o profissional do século XXI
- As várias faces da comunicação
- O processo de comunicação
- Comunicação verbal e suas diferentes formas
- Comunicação não verbal e suas diferentes formas
- Principais barreiras da comunicação: físicas, código e psicológicas
- A importância do saber escutar e ouvir
- Regras básicas para alavancar a capacidade auditiva
Módulo VII: Comunicação Assertiva
- Divisão da comunicação assertiva e não assertiva
- Ser assertivo: característica necessária no atual mundo dos negócios
- Comunicação assertiva
- Comportamento assertivo
- Benefícios da assertividade para o indivíduo e sua relação com os outros
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