Treinamento Formação de RD - Representantes da Direção | CSSQ05

publico-alvo-amarelo Público Alvo

Profissionais que sejam responsáveis pelo sistema de gestão da qualidade, ou outro sistema de gestão certificável, e também profissionais que a empresa deseja preparar para esta função.

metodologia-amarelo Metodologia

Exposição e discussão que permita a assimilação do conteúdo proposto, trocas de experiências entre os participantes e realização de estudo de caso que simule a atuação do RD na empresa.

duracao-amarelho Duração

8 horas.

pre-requisito-amarelo Pré Requisito

Conhecimento do sistema de gestão da qualidade.

Objetivo do Treinamento

Apresentar os fundamentos e conceitos envolvidos para a escolha e preparação do representante da direção (RD) da empresa, relativo ao sistema de gestão da qualidade.
Orientar profissionais para atuarem de forma efetiva no papel de representante da direção (RD) de modo que esta função não gere conflitos entre profissionais, áreas e no trabalho rotineiro do RD.
Explorar o papel do representante da direção (RD) e as atividades sob sua responsabilidade, capacitando-o no planejamento e gestão das rotinas essenciais do sistema da qualidade.

Conteúdo Programático

Módulo I: Certificação de Sistemas

  • Comentários sobre a Norma ISO 9001
  • Comentários sobre a Norma ISO TS 16949
  • Comentários sobre a Norma ISO 14001
  • Comentários sobre a Norma NBR 16001
  • Comentários sobre a Norma OHSAS 18001
  • Comentários sobre a Norma SA 8000
  • Comentários sobre outras principais certificações 

Módulo II: Papel do RD

  • As atribuições e responsabilidades do RD
  • Os requisitos para exercer a função de RD
  • A inter-relação e comunicação: alta direção e demais níveis de gestão
  • Distinguindo as funções do RD das funções do gerente da qualidade (nem sempre é a mesma pessoa)
  • Postura e responsabilidades durante a auditoria de certificação
  • A importância de conhecer todo o sistema da qualidade
  • O RD atuando em outros tipos de certificações

Modulo III: Gestão de Atividades

  • A condução da análise crítica do sistema da qualidade
  • Coordenação do contrato de certificação
  • Comunicação com a equipe auditora (antes, durante e depois da auditoria)
  • Comunicação de problemas relevantes que afetam a certificação – na ISO 9001 e na ISO TS 16949
  • A gestão da documentação e dos registros do sistema da qualidade
  • Orientação continuada em todos os processos do sistema da qualidade
  • Requisitando auditoria interna
  • Requisitando ações corretivas, ações preventivas e ações de melhoria continua
  • Acompanhando a evolução de todo o sistema da qualidade 

 

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