Treinamento Equipes - Cooperação ou Competição Interna | DHTE01

publico-alvo-verde Público Alvo

Profissionais interessados em entender e desenvolver o espírito de trabalho em equipe sem, no entanto, perder a individualidade na busca de resultados para as pessoas e para a equipe.

metodologia-verde Metodologia

Nossa metodologia se baseia em processos que permitem a experimentação das situações em dinâmica de grupo, seguidas de debates e análise sobre o que foi vivenciado e os sentimentos percebidos. São também utilizadas simulações e discussões em pequenos grupos e instrumentos que permitem a avaliação do participante ante um referencial teórico. Dessa forma, mais que simplesmente conhecer novas teorias, o participante tem a oportunidade de perceber seus efeitos em situações que se aproximam da realidade.

duracao-verde Duração

16 horas.

pre-requisito-verde Pré Requisito

Desejável conhecimento sobre trabalho em equipe.

Objetivo do Treinamento

Proporcionar reflexão sobre a importância de rever modelos de comportamento para a construção de equipes de alto desempenho.
Proporcionar entendimento da contribuição dos membros da equipe na criação de um ambiente motivador e encorajador de alto desempenho, de inovação e de valores positivos.
Apresentar os fundamentos e conceitos da cooperação e competição e como estes posicionamentos podem e devem conviver em harmonia.
Favorecer a vivência dos fundamentos e conceitos apresentados através de diversas dinâmicas, de modo que os participantes possam sair do mundo conceitual para o mundo prático.

Conteúdo Programático

Módulo I: Comportamentos Perceptivos

  • A importância da percepção de si mesmo, dos outros e do meio
  • As expectativas desejadas e as realidades encontradas
  • Confusão ou divergência sobre as atribuições de papéis ou tarefas 

Módulo II: Valores e Princípios

  • Construção do ser humano
  • Identificando os valores pessoais e da equipe
  • Identificando os princípios dos valores
  • Identificando valores que possam ser respeitados por todos 

Módulo III: Mecanismos de Cooperação

  • Estrutura da cooperação entre pessoas e equipes
  • Quando um ganha, todos ganham
  • Reconhecimento e recompensa como moeda de aproximação

Módulo IV: Mecanismos de Competição

  • Estrutura da competição entre pessoas e equipes
  • Quando um ganha, os outros perdem
  • Celebridade e estrelismo como moeda de afastamento

Módulo V: Mecanismos de Defesa

  • Estrutura da defesa entre pessoas e equipes
  • Quando um se defende, os outros se afastam
  • Desculpas e justificativas como moeda de atraso

Módulo VI: Cooperação e Competição

  • Ambientes onde a competição deve ser estimulada
  • Ambientes onde a competição deve ser desestimulada
  • Ambientes onde a cooperação deve ser estimulada
  • Ambientes onde a cooperação deve ser desestimulada

Módulo VII: Formação de Equipe

  • Equipes formadas para um objetivo comum
  • Equipes formadas por pessoas
  • Equipes devem conviver com conflitos
  • Equipes precisam de reconhecimento

Módulo VIII: Liderança pelas Diferenças

  • A liderança da postura e atitudes pessoais
  • Liderando pelo exemplo
  • Incentivando um ambiente adulto
  • Promovendo a franqueza entre os membros
  • Aumentando a confiança na equipe
  • Reconhecendo os esforços positivos 

 

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