Treinamento Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores | QPLM01

publico-alvo-azu Público Alvo

Profissionais das áreas da qualidade, suprimentos, produção, logística e demais áreas da empresa que atuam direta ou indiretamente nas atividades de desenvolvimento e avaliação de fornecedores.

metodologia-azul Metodologia

Apresentação e discussão dos conceitos através da utilização da abordagem socrática e prática através de estudo de casos sobre situações reais trazidos pela consultoria e também disponibilizados pela empresa, envolvendo um processo completo de desenvolvimento e avaliação de fornecedores.

duracao-azul Duração

32 horas.

pre-requisito-azul Pré Requisito

Desejável conhecimento das ferramentas da qualidade e produtividade.

Objetivo do Treinamento

Proporcionar um alinhamento conceitual nas filosofias e ferramentas essenciais no processo de desenvolvimento e qualificação de fornecedores.
Apresentar fundamentos, metodologias e ferramentas utilizadas no desenvolvimento, qualificação e avaliação de fornecedores de materiais e serviços.
Aplicar os fundamentos, conceitos e metodologias sobre desenvolvimento e qualificação de fornecedores em algumas situações trazidas pelo apresentador e em outras fornecidas pela empresa.

Conteúdo Programático

Módulo I: Alinhamento em Qualidade

  • Qualidade e qualidade total
  • Fundamentos da qualidade
  • Princípios da qualidade
  • Normas do sistema de gestão da qualidade - geral
  • Normas do sistema de gestão da qualidade - fornecedores

Módulo II: Alinhamento em Produtividade

  • Produtividade e produtividade total
  • Fundamentos da produtividade
  • Princípios da produtividade
  • Agregação de valor
  • Princípios do pensamento enxuto
  • Gerenciamento restritivo 

Módulo III: Alinhamento em Ferramentas

  • CEP - controle estatístico do processo
  • MSA - avaliação do sistema de medição
  • FMEA - análise do modo e efeito da falha
  • APQP - planejamento avançado da qualidade do produto
  • PPAP - processo de aprovação de peças de produção 

Módulo IV: Desenvolvimento de Fornecedores

  • Desenvolvimento da capacidade de entrega de fornecedores
  • Desenvolvimento da qualidade de entrega de fornecedores
  • Qualidade assegurada - a otimização do relacionamento entre fornecedores e consumidores
  • Classificação dos fornecedores para início do programa de “certificação de qualidade assegurada”
  • Sistema de avaliação, histórico de fornecimento, importância dos itens fornecidos
  • Estruturação interna para o desenvolvimento do programa de certificação da qualidade dos fornecedores
  • Desenvolvimento de fornecedores em abordagens de melhoria contínua

Módulo V: Auditoria em Fornecedores

  • Princípios da auditoria da qualidade baseada nas normas ISO série 9000 aplicadas a fornecedores
  • Formação da equipe de auditores - elaboração das folhas de especificação da qualidade
  • Programa de treinamento para fornecedores inicialmente classificados
  • Preparação e aplicação das auditorias organizacionais
  • Definição do sistema de comutação de inspeção (skip lot)
  • A “certificação da qualidade assegurada” - validade do certificado
  • Desenvolvimento dos fornecedores inicialmente não classificados
  • Gerenciamento do programa “certificação da qualidade assegurada” - parceria
  • Qualificação do fornecedor para novos fornecimentos e novos desenvolvimentos de produtos e serviços

Módulo VI: Avaliação de Fornecedores

  • Principais indicadores de avaliação de fornecedores e fornecimento
  • Acompanhamento e avaliação dos desenvolvimentos de produtos e serviços – aprovação para fornecimento
  • Acompanhamento e avaliação dos produtos e serviços fornecidos
  • Avaliação do desempenho do fornecedor no tempo – regularidade
  • Avaliação das novas potencialidades do fornecedor

Módulo VII: Análise do Valor

  • Histórico da análise do valor
  • Conceituação de valor, função e custo
  • Valor na relação cliente fornecedor
  • Instrumentos da análise do valor
  • Aplicação da análise do valor em fornecedores

Módulo VIII: Decisões em Compras

  • O que se compra - roda de recursos
  • De quem se compra - matriz balanço de valor
  • Por que se compra - análise de valor dos produtos e serviços
  • Quando se compra - tipo de demanda
  • Quanto se compra - curva ABC
  • Onde se compra - condições de aquisição
  • Como se compra - forma de aquisição
  • Impacto do sistema de compra no desenvolvimento de fornecedores

Módulo IX: Recebimento e Inspeção

  • Sistemas de inspeção de materiais
  • Elaboração do plano de inspeção
  • Escolha do plano em função dos riscos e custos
  • Prática na utilização dos planos
  • Técnicas de preservação de materiais
  • Ações corretivas e preventivas no recebimento

Módulo X: Gestão da Qualificação

  • Aspectos gerenciais do processo de desenvolvimento
  • Aspectos gerenciais do processo de qualificação
  • Aspectos gerenciais do processo de homologação
  • Aspectos gerenciais do processo de certificação
  • Aspectos gerenciais do processo de fornecimento
  • Aspectos gerenciais do processo de continuidade

 

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

 

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

 

Já realizou um de nossos treinamentos? Deixe seu DEPOIMENTO

*Nossa equipe avaliará seu depoimento e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio