Curso Cadeia de Valor do Negócio | DOEM02

ico-publico-alvo Público Alvo

Executivos, diretores, gerentes, chefias e demais funcionários-chave de todas as áreas da organização, preocupados na criação de vantagens competitivas duradouras.

ico-metodologia Metodologia

Apresentação dos conceitos através de exposição dialogada e de forma socrática com realização de exercícios e estudos de caso de uma empresa referência e da empresa do participante.

ico-duracao Duração

16 horas.

ico-pre-requisito Pré Requisito

Recomenda-se conhecimento de Planejamento Estratégico.

Objetivo do Treinamento

Apresentar o conceito da cadeia de valor e como estruturar as principais atividades gerando vantagem competitiva pela melhor inter-relação das ações criadoras de valor.
Abordar sobre a importância de definir uma estratégia estruturada na vantagem competitiva com ações específicas para sua implementação.
Apresentar metodologia especifica para a construção da cadeia de valor do negócio com foco na exploração da matriz de produtos e mercados.
Demonstrar como a empresa pode criar uma vantagem competitiva a partir do diagnóstico dos condutores de custo e de ganho dentro da cadeia de valor.

Conteúdo Programático

Módulo I: Gestão Estratégica

  • Fundamentação estratégica
  • Identidade organizacional
  • Análises estratégicas relevantes
  • Posicionamento estratégico da empresa
  • Diretrizes e desafios estratégicos

Módulo II: Vantagem Competitiva

  • Fundamentos da vantagem competitiva
  • Modelo de vantagem competitiva
  • As cinco forças atuantes
  • Matriz de produtos e mercados
  • Identificação da força motriz da empresa
  • Identiticação da vantagem competitiva da empresa

Módulo III: Criação de Valor

  • Princípios do pensamento enxuto
  • Entendendo agregação de valor em produtos e serviços
  • Pensamento enxuto aplicado ao negócio

Módulo IV: Cadeia de Valor

  • Cadeia de valor baseada no pensamento enxuto – visão do processo
  • Cadeia de valor baseada na vantagem competitiva – visão do negócio
  • Construção do modelo da cadeia de valor do negócio

Módulo V: Metodologia de Trabalho

  • Metodologia de trabalho para construção da cadeia de valor do negócio
  • Análise quantitativa do valor na cadeia de valor
  • Abordagem técnica e comercial na cadeia de valor
  • Análise crítica dos elos da cadeia de valor – interações e inter-relações
  • Estudo de caso – construção da cadeia de valor do negócio de uma empresa referência
  • Estudo de caso – construção da cadeia de valor do negócio da empresa do participante

Módulo VI: Adequação da Estrutura

  • Adequação da estrutura baseada no modelo da cadeia de valor – orgânica e funcional
  • Adequação da estratégia baseada no modelo da cadeia de valor – custo e diferenciação
  • Adequação dos processos baseados no modelo da cadeia de valor – clientes e fornecedores
  • Adequação do executor baseado no modelo da cadeia de valor – capacitação e retenção

 

Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.

Proposta in company

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.