Curso Relações Interpessoais e Conflitos | DHCL09
Público Alvo
Metodologia
Duração
Pré Requisito
Objetivo do Treinamento
Preparar as pessoas através de técnicas de auto-conhecimento e do fortalecimento das potencialidades humanas para melhor compreenderem a si mesmas e aos outros.
Fornecer subsídios para o desenvolvimento de um clima de integração e boas relações interpessoais durante o exercício dos papéis profissionais.
Proporcionar condições que sejam facilitadoras para prática de comportamentos e atitudes assertivas e de contínuos “feedbacks”.
Fornecer ferramentas que possibilitem trabalhar as situações de divergências e conflitos, eliminando tensões e gerando empatia para o êxito e a excelência dos relacionamentos.
Apresentar fundamentos, conceitos e metodologia para tratar questões de conflitos que ocorrem nas relações entre pessoas.
Capacitarmos treinandos a lidar de forma positiva com as diferenças, divergências e conflitos para um melhor gerenciamento das relações profissionais e pessoais.
Transformar as diferenças dispersivas em semelhanças agregadoras, para dar qualidade às relações e atingir objetivos.
Conteúdo Programático
Módulo I: Relacionamento Interpessoal
- Relacionamento interpessoal – do primitivismo a modernidade
- As bases do relacionamento interpessoal
- Fatores bloqueadores e facilitadores do relacionamento entre as pessoas em geral
- Atitudes favorecedoras para a qualidade no tratamento e no relacionamento interpessoal
- Ferramentas comportamentais para a qualidade no relacionamento interpessoal
- Decifrando pessoas – tipos de personalidades
- Identificando as emoções nos outros
Módulo II: Janela de Johari
- As bases e os quatro estilos típicos de relacionamento pessoal baseado na Janela de Johari
- Percepção e Realidade - análise
- Desenvolvimento da auto-estima e valorização do trabalho executado
Módulo III: Processo de Comunicação
- O processo de comunicação no relacionamento interpessoal
- Comunicação verbal e não verbal
- Linguagem não verbal em sintonia com seu discurso
- Modelos adequados de comunicação no relacionamento interpessoal
- Avaliando o tipo de comunicação, tom de voz e gestos
- Assertividade e agressividade
- A arte de ouvir e se fazer ouvir
Módulo IV: Identificação de Conflitos
- O ser humano e o senso comum
- Escala de valores pessoais e grupais
- Os caminhos do conflito: agressão e submissão
- Mecanismos de defesa e reações
- Compreendendo os canais de comunicação
- Aspectos de inteligência emocional
- Quebrando a ansiedade e capacitação para análise da situação
- Tipos e níveis de conflitos
- Desenvolvimento do controle pelo grupo
Módulo V: Conflitos Interpessoais
- Princípios do bom relacionamento
- Fontes dos conflitos interpessoais
- Resolução de conflito interpessoal
- A mente meditativa
- Desenvolvimento do potencial individual
- Aspectos negativos e positivos dos conflitos interpessoais
- Tornando-se flexível a situações para gerenciar objetivamente o conflito
- Recompensas do não conflito
Módulo VI: Conflitos Organizacionais
- Cultura organizacional e cultura de mudanças
- Fontes dos conflitos organizacionais
- Resolução de conflito estrutural
- Reconstrução da estrutura organizacional
- Aspectos negativos e positivos dos conflitos organizacionais
Módulo VII: Solução de Conflitos
- Anatomia e arquitetura de conflitos
- A disputa pelos campos de força
- Diagrama dispersão de nuvens
- Negociação: a abordagem aberta para a resolução de conflitos
- Consenso e sinergias
- Coerência e congruência
- Dissolução positiva de conflitos
- Como agir para evitar novos conflitos
Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.
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