Curso Relações Interpessoais e Conflitos | DHCL09

publico-alvo-verde Público Alvo

Diretores, gerentes, supervisores, chefes, encarregados, líderes, multiplicadores, membros de equipe e quaisquer outras pessoas que desejem melhorar suas relações profissionais.

metodologia-verde Metodologia

Apresentação socrática com realização de dinâmicas e trabalhos em grupo, através dos quais os conceitos envolvidos serão “descobertos” e, posteriormente praticados. Recursos de áudio e vídeo.

duracao-verde Duração

16 horas.

pre-requisito-verde Pré Requisito

Não existe pré-requisito para este treinamento.

Objetivo do Treinamento

Preparar as pessoas através de técnicas de auto-conhecimento e do fortalecimento das potencialidades humanas para melhor compreenderem a si mesmas e aos outros.
Fornecer subsídios para o desenvolvimento de um clima de integração e boas relações interpessoais durante o exercício dos papéis profissionais.
Proporcionar condições que sejam facilitadoras para prática de comportamentos e atitudes assertivas e de contínuos “feedbacks”.
Fornecer ferramentas que possibilitem trabalhar as situações de divergências e conflitos, eliminando tensões e gerando empatia para o êxito e a excelência dos relacionamentos.
Apresentar fundamentos, conceitos e metodologia para tratar questões de conflitos que ocorrem nas relações entre pessoas.
Capacitarmos treinandos a lidar de forma positiva com as diferenças, divergências e conflitos para um melhor gerenciamento das relações profissionais e pessoais.
Transformar as diferenças dispersivas em semelhanças agregadoras, para dar qualidade às relações e atingir objetivos.

Conteúdo Programático

Módulo I: Relacionamento Interpessoal

  • Relacionamento interpessoal – do primitivismo a modernidade
  • As bases do relacionamento interpessoal
  • Fatores bloqueadores e facilitadores do relacionamento entre as pessoas em geral
  • Atitudes favorecedoras para a qualidade no tratamento e no relacionamento interpessoal
  • Ferramentas comportamentais para a qualidade no relacionamento interpessoal
  • Decifrando pessoas – tipos de personalidades
  • Identificando as emoções nos outros

Módulo II: Janela de Johari

  • As bases e os quatro estilos típicos de relacionamento pessoal baseado na Janela de Johari
  • Percepção e Realidade - análise
  • Desenvolvimento da auto-estima e valorização do trabalho executado 

Módulo III: Processo de Comunicação

  • O processo de comunicação no relacionamento interpessoal
  • Comunicação verbal e não verbal
  • Linguagem não verbal em sintonia com seu discurso
  • Modelos adequados de comunicação no relacionamento interpessoal
  • Avaliando o tipo de comunicação, tom de voz e gestos
  • Assertividade e agressividade
  • A arte de ouvir e se fazer ouvir

Módulo IV: Identificação de Conflitos

  • O ser humano e o senso comum
  • Escala de valores pessoais e grupais
  • Os caminhos do conflito: agressão e submissão
  • Mecanismos de defesa e reações
  • Compreendendo os canais de comunicação
  • Aspectos de inteligência emocional
  • Quebrando a ansiedade e capacitação para análise da situação
  • Tipos e níveis de conflitos
  • Desenvolvimento do controle pelo grupo 

Módulo V: Conflitos Interpessoais

  • Princípios do bom relacionamento
  • Fontes dos conflitos interpessoais
  • Resolução de conflito interpessoal
  • A mente meditativa
  • Desenvolvimento do potencial individual
  • Aspectos negativos e positivos dos conflitos interpessoais
  • Tornando-se flexível a situações para gerenciar objetivamente o conflito
  • Recompensas do não conflito

Módulo VI: Conflitos Organizacionais

  • Cultura organizacional e cultura de mudanças
  • Fontes dos conflitos organizacionais
  • Resolução de conflito estrutural
  • Reconstrução da estrutura organizacional
  • Aspectos negativos e positivos dos conflitos organizacionais

Módulo VII: Solução de Conflitos

  • Anatomia e arquitetura de conflitos
  • A disputa pelos campos de força
  • Diagrama dispersão de nuvens
  • Negociação: a abordagem aberta para a resolução de conflitos
  • Consenso e sinergias
  • Coerência e congruência
  • Dissolução positiva de conflitos
  • Como agir para evitar novos conflitos

 

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