Curso Elaboração de Relatórios Gerenciais | DHCN07
Público Alvo
Metodologia
Duração
Pré Requisito
Objetivo do Treinamento
- Apresentar os principais conceitos e fundamentos para a elaboração e análise de relatórios gerenciais, diferenciando-os dos demais tipos de relatórios.
- Apresentar metodologia sistêmica para a elaboração e análise de relatórios gerenciais, considerando-se as avaliações, as análises, as conclusões e as recomendações.
- Exercitar a prática de elaboração de relatórios gerenciais, focando dois tipos distintos e usuais de relatório gerencial - um com conteúdo numérico e outro com conteúdo não numérico.
- Possibilitar a análise crítica dos relatórios trazidos pelos participantes, de modo a perceberem os pontos fortes e as oportunidades de melhorias.
Nota: Não faz parte do escopo deste curso assuntos relacionados à linguística envolvendo ortografia e gramática, nem à construção de dashboard ou algo similar. O curso trata essencialmente do desenvolvimento do processo de raciocínio para a elaboração de relatórios gerenciais para a tomada de decisão executiva.
Conteúdo Programático
Módulo I: Relatórios Gerenciais
Neste módulo faremos um alinhamento geral sobre relatórios e relatórios gerenciais, os três tipos principais de relatórios, o método científico como base para os relatórios gerenciais e a estrutura metodológica, os vinte e quatro fundamentos e as quinze dicas para a elaboração de relatórios gerenciais.
Módulo II: Gestão do Negócio
Neste módulo faremos um alinhamento sobre os quatro tipos de conhecimento, essenciais para a elaboração de relatórios gerenciais, independentemente do tipo de empresa, negócio, segmento que são: pensamento estratégico, desempenho e resultado, arquitetura organizacional e processo decisório.
Módulo III: Análise Quantitativa
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e a metodologia de trabalho para a elaboração de relatórios numéricos envolvendo basicamente números, como por exemplo extraídos de planilhas. Serão apresentados como suporte para a sua construção elementos da contabilidade econômica e financeira com foco na contabilidade gerencial, bem como a estatística descritiva (medidas descritivas e gráficos representativos) e a estatística inferencial (amostragem estatística, distribuição normal, análise de estabilidade, teste de hipótese, análise de tendência e análise de variância). As análises estatísticas serão feitas pelo Excel e também pelo Minitab. Recomenda-se ao participante instalar um demo do Minitab, antes do curso, caso a empresa não disponha de licença. (www.minitab.com).
Módulo IV: Relatório Quantitativo
Neste módulo o participante terá a oportunidade de colocar em prática todo o ensinamento relacionado à elaboração de relatório quantitativo, com um estudo de caso completo proposto pelo apresentador.
Módulo V: Análise Qualitativa
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e a metodologia de trabalho para a elaboração de relatórios não numéricos envolvendo basicamente textos, como por exemplo extraídos de entrevistas, mensagens, diretrizes, orientações diversas etc. Serão apresentados como suporte para a sua construção elementos da estrutura piramidal (tipos de raciocínio e a lógica de relacionamentos causais estruturado em árvores e os critérios para avaliação de julgamentos humanos) e elementos de análise restritiva (Pareto numérico e Pareto gerencial, princípios da restrição com seus cinco passos e a matriz para a priorização de situações).
Módulo VI: Relatório Qualitativo
Neste módulo o participante terá a oportunidade de colocar em prática todo o ensinamento relacionado à elaboração de relatório qualitativo, com um estudo de caso completo proposto pelo apresentador.
Módulo VII: Relatório do Participante
Neste módulo o apresentador abrirá espaço para os participantes apresentarem suas dúvidas em relação aos relatórios que fazem em suas empresas, buscando dentro do tempo disponível, fazer as devolutivas e orientações necessárias.
Aprendizado do Treinamento
No final do treinamento o participante terá aprendido:
- Como diferenciar relatório de relatório gerencial, bem como ter claro o propósito do mesmo nas organizações com ou sem fins lucrativos;
- Como utilizar os vinte e quatro fundamentos baseado nas boas práticas de relatórios, para a elaboração de relatórios gerenciais consistentes e condensados;
- Como utilizar a metodologia de trabalho baseada no método científico para a elaboração de relatórios gerenciais objetivos e agregador de valor para os interessados;
- Como associar os principais fundamentos do pensamento estratégico, desempenho e resultado, arquitetura organizacional e processo decisório nos relatórios gerenciais;
- Como utilizar os principais fundamentos da contabilidade gerencial e da estatística aplicada para gerar conteúdos adequados para os relatórios gerenciais numéricos;
- Como elaborar um relatório gerencial tendo como base números, utilizando adequadamente os fundamentos e a metodologia de trabalho associados com a contabilidade e a estatística;
- Como utilizar os principais fundamentos da estrutura piramidal e da análise restritiva para gerar conteúdos adequados para os relatórios gerenciais não numéricos;
- Como elaborar um relatório gerencial tendo como base textos, utilizando adequadamente os fundamentos e a metodologia de trabalho associados com as análises piramidal e restritiva.
Clique em uma das opções abaixo para que possamos melhor atendê-lo.
Tenho interesse
Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.
Proposta in company
Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.